medidas de dispersçao

257 palavras 2 páginas
Medida de dispersão é o estudo da determinação da variabilidade ou dispersão desses dados, relativamente à medida de localização do centro da amostra. As medidas de dispersão servem para avaliar o quanto os dados são semelhantes, descreve então o quanto os dados distam do valor central. Desse jeito, as medidas de dispersão servem também para avaliar qual o grau de representação da média.
Variância: A variância é uma medida de dispersão muito utilizada. V. Populacional: A variância de uma população {x1,...,xN} de N elementos é a medida de dispersão definida como a média do quadrado do desvios dos elementos em relação à média populacional μ. Ou seja, a variância populacional é dada por:

V. Amostral: A variância de uma amostra {x1,...,xn} de n elementos é definida como a soma dos quadrados dos desvios de elementos em relação à sua média dividido por (n-1). Ou seja, a variância amostral é dada por:

Desvio Padrão: é a raiz quadrada da variância, é mais comumente usado porque se apresenta na mesma unidade da variável em análise. Quanto maior desvio padrão maior é a dispersão dos dados em torno da média
Desvio padrão populacional: é um conjunto de dados é igual à raiz quadrada da variância populacional. Desta forma, o desvio padrão populacional é dado por:

Desvio padrão amostral: é um conjunto de dados é igual à raiz quadrada da variância amostral. Desta forma, o desvio padrão amostral é dado por:

Coeficiente de variação: é a relação entre o desvio padrão e a média do conjunto de dados.

Relacionados

  • Apostila Estatistica
    14986 palavras | 60 páginas
  • ARBORIZAÇÃO URBANA – LEVANTAMENTO FLORÍSTICO REALIZADO NA AVENIDA JOSÉ WIERZCHON NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO - PR
    8583 palavras | 35 páginas