Medida direta de distância

Páginas: 5 (1103 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2012
INTRODUÇÃO
A medida direta de distância pode ser entendida como a utilização de um instrumento de medida aplicado diretamente sobre um terreno, ou a comparação a uma grandeza padrão previamente estabelecida. Alguns instrumentos são utilizados para que a medida seja feita, e são necessários alguns cuidados para que seja feita com precisão e não haja erros.

Medida Direta de Distâncias

Amedição direta de distâncias se dá mediante a comparação do comprimento do alinhamento com uma medida padrão conhecida.
Os instrumentos destinados à medida direta de distâncias são denominados diastímetros.
Os diversos tipos de diastímetros usados em Topografia são:
* Trena ( tipo plástico reforçado com fibra de vidro);
* Corrente ou cadeia de agrimensor ( em desuso);
* Fio de invar (utilizado nas triangulações e medida da base)
Além dos diastímetros são necessários alguns acessórios para que seja feita a medida direta de distância. Como:
* Piquetes- São necessários para marcar, convenientemente, os extremos do alinhamento a ser medido.
* Estacas- São utilizadas como testemunhas da posição do piquete.
* Balizas- São utilizadas para manter o alinhamento, na mediçãoentre pontos, quando há necessidade de se executar vários lances com o diastímetro.
* Nível de Cantoneira- Aparelho em forma de cantoneira e dotado de bolha circular que permite à pessoa que segura a baliza posicioná-la corretamente (verticalmente) sobre o piquete ou sobre o alinhamento a medir.
* Cadernetas de Campo- É um documento onde são registrados todos os elementos levantados no campo( leituras de distâncias,ângulos,régua,croquis dos pontos,etc ).
Cuidados na Medida Direta de Distâncias
* Que os operadores se mantenham no alinhamento a medir,
* Que se assegurem da horizontalidade do diastímetro, e
* Que mantenham tensão uniforme nas extremidades.

Levantamento de Pequenas Propriedades Somente com Medidas Lineares
Para fazer um levantamento com medidaslineares, utiliza-se o conceito de triangulação para a montagem da rede de linhas onde são amarrados os detalhes nas linhas que estão sendo medidas, e enfim o processo de anotação na caderneta de campo.
Nos levantamentos exclusivamente com medidas de campo lineares, os triângulos constituirão a armação do levantamento. Assim dentro da gleba que se pretende levantar, escolhem-se pontos que formem,triângulos encostados uns aos outros, de modo a abranger toda região; mas para atender à necessidade da exatidão, é necessário que haja triângulos principais cobrindo toda a área e, os triângulos secundários subdividindo os principais os principais. No desenho a seguir a solução certa da disposição dos triângulos:

Quando se escolhe pontos que formam os triângulos constantes, deve-se medir cada uma dasretas que constituem os lados de todos os triângulos. Essas medidas deverão ser feitas de preferência com trena de aço.
Ao medir-se uma linha, os detalhes que marginam serão nela amarrados. Para a amarração de um detalhe sobre uma linha que se mede, existem dois processos básicos: o da perpendicular e o do triângulo.
Ao medir-se a linha AB,para localização do ponto P, determina-se a distânciaAP’=x e P’P=Y, ortogonal à reta AB. A perpendicular P’P sobre AB é obtida a olho,sem o uso de aparelhos, sendo assim sua precisão não chega a ser rigorosa.Tal sistema só deve ser usado no levantamento de detalhes próximos da linha,5 a 10m, ou 20m no máximo.

Para detalhes mais distantes ou mais precisos, o processo de triangulação é mais adequado. O desenho abaixo indica a amarração do ponto Q àreta CD por triangulação. Como este processo é bem mais exato é ideal para amarração de pontos mais afastados da reta medida.

A solução do triângulo, pode ser utilizada, por exemplo, para medição de um pequeno lote urbano irregular.Quando não se pode contar com um aparelho para obtenção de ângulos.Usando-se a trena de aço, medem-se os quatro lados do trapézio e a diagonal BD ou AC; a figura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Medição direta de Distâncias
  • Estimativa de erro em medidas diretas
  • MEDIDAS DIRETAS E PROPAGAÇÃO DE ERROS
  • medidas diretas e propagaçao de erro
  • medidas diretas e indiretas
  • Topografia Cálculo Medida direta e indireta
  • Ação direta de inconstitucionalidade com pedido de medida cautelar
  • AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE, com pedido de MEDIDA CAUTELAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!