Medida de efici ncia farmacologia

438 palavras 2 páginas
1 - Inotropismo, cronotropismo e dronotropismo – o que são?
Inotropismo: É o aumento da força de contração. O prefixo "ino" está relacionado à 'músculo'; 'nervo'; 'tendão', 'fibra muscular', 'fibrina', 'fibra'. Desse modo, podemos conceituar o inotropismo como sendo o poder de influenciar a força de contração muscular.
Cronotropismo: Diz respeito à capacidade de o coração gerar seus próprios estímulos elétricos, independentemente de influências extrínsecas ao órgão. No entanto, o automatismo pode ser modificado por diversos fatores, adaptando a frequência de contração do coração as necessidades fisiológicas ou alterando-se em situações patológicas.
Dromotropismo: Diz respeito a condução do processo de ativação elétrica por todo o miocárdio, numa sequência sistematicamente estabelecida, à qual se segue a contração do coração como um todo. O estímulo elétrico gerado no nodo sinusal (marca-passo natural)
2 - Qual a dose a ser administrada a um paciente de 18 kg sabendo-se que a dose média do adulto é de 300mg. Calcule a dose sabendo a regra de Clark
18/70 x 300
0,257 x 300 = 77
3- Considerando que os efeitos de um fármaco não dependem única e exclusivamente da estrutura química do mesmo, explique a importância do estudo de farmacogenética para a compreensão da farmacodinâmica.
A farmacogenética é uma área da farmacologia clínica que estuda a relação entre os medicamentos e o metabolismo de grupos de indivíduos genomicamente parecidos. Existem variações genéticas que alteram a suscetibilidade de grupos de pessoas a vários medicamentos e o estudo dessas diferenças ajuda a compreender a farmacodinâmica de um grupo de pessoas para que com essas informações seja possível preparar medicamentos específicos para cada padrão de grupos populacionais com variação de sensibilidade.
4- Pesquise sobre o Citocromo P450
Os citocromos P450 são hemo-proteínas envolvidas nas biotransformações de vários compostos de origem endógena e exógena. Biologicamente estas enzimas promovem a

Relacionados

  • resumo de farmacologia
    93026 palavras | 373 páginas