Medicina e Segurança no Trabalho

Páginas: 68 (16864 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2014



MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO NA RADIOLOGIA




BRASÍLIA
2014

Sumário































1. Introdução

A descoberta do Raio X no ano de 1895, pelo Cientista alemão Wilhelm Conrad Röntgen, revolucionou a medicina em todo o mundo e até nos dias de hoje, pois além de agilizarem os diagnósticos, permitem maior exatidão dos mesmosfacilitando tanto a prevenção quanto a intervenção mais precoce.
O radiodiagnóstico representa o centro nervoso dos serviços de saúde e mais recentemente também extremamente necessários na indústria, tanto para os diagnósticos médicos, odontológicos e cada dia mais também nos processos da radiologia industrial.
Desde a descoberta dos Raios X, os processos de diagnósticos por imagem tem avançado cadadia mais, trazendo consigo a exigência cada vez maior de profissionais habilitados para atender um mercado de trabalho que só tende a aumentar.
No Brasil, a formação profissionalizante dos técnicos e tecnólogos em radiologia surgiu já no início do século passado e representam nos dias atuais estes profissionais, uma parcela significativa do mercado de trabalho.
Nesse sentido, o presente trabalhoabordará os aspectos legais que envolvem a profissão em epígrafe, bem como apontar os riscos e a necessidade do mercado em formar profissionais capazes de atender às constantes demandas tanto da área médica, odontológica, quanto da área industrial.










2. Meio ambiente do trabalhador
As condições físicas em que os técnicos de radiologia trabalham são variáveis, dependendo daqualidade ambiental e da sofisticação tecnológica dos estabelecimentos onde trabalham. No entanto, as instalações em que desenvolvem a sua atividade constituem-se normalmente por espaços equipados com os aparelhos necessários para a realização dos exames radiológicos (aparelhos de raio-x, de tomografia, etc.) e com condições que permitam receber comodamente os pacientes e cumprir as normas mínimasde segurança, higiene e saúde.
A análise dos dados obtidos no serviço de radiodiagnóstico do serviço de radiologia estudado mostra que os trabalhadores na sua maioria negam, ignoram e subestimam as medidas de controle de risco. No sentido da caracterização a negação, pode-se citar o não-uso do dosímetro, desconhecimento das técnicas de produção de imagens radiográficas e os riscos associados aotrabalho com Raios X em outros hospitais, verifica-se também que no serviço estudado 58% dos técnicos de radiologia têm atividades com Raios X em outros estabelecimentos (hospitais, clínicas, ambulatórios, etc.), de maneira que a probabilidade de efeitos biológicos aumenta nesta situação. O dosímetro utilizado pelos profissionais é de uso e responsabilidade de cada serviço radiológico da instalação,e assim os técnicos que trabalham em outros estabelecimentos não podem utilizar o mesmo dosímetro. Dessa forma, o principal dosímetro passa ser o seu próprio organismo. Verifica-se que a maioria dos técnicos não utilizam os dosímetros em função da não confiabilidade da leitura do equipamento.
Verifica-se que uma boa parte dos técnicos não sabe o que é um EPI e sua função. As citações indicamque os técnicos confundem parâmetros operacionais dos equipamentos e proteções nas salas referentes aos mecanismos de proteção individual. Para compreensão deste comportamento de não-reconhecimento de risco parecem concorrer vários fatores, os quais necessitam de variadas concepções e linhas de interpretação Dejours acredita que determinadas categorias profissionais usam a ideologia defensiva denegação de riscos reais e concretos com o objetivo de mascarar, conter e ocultar a ansiedade particularmente grave. Seria um mecanismo de defesa funcional e vital elaborado pelo grupo de trabalhadores.
Esta ideologia defensiva leva muitas vezes à resistência no uso de medidas de controle de higiene e segurança no trabalho e comportamento de enfrentamento exagerado dos riscos. Ele descreve este...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança e medicina do trabalho
  • Projeto de segurança e medicina do trabalho
  • SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO
  • Segurança e Medicina do Trabalho
  • Segurança e medicina do trabalho
  • Segurança e Medicina no Trabalho
  • Shides segurança e medicina do trabalho
  • Segurança e medicina trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!