Medicina veterinária

Páginas: 60 (14919 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2011
anestesiologia veterinária
Janeiro - 2009

Introdução a Anestesia

Anestesia é um requerimento básico para qualquer cirurgia e também é usada extensivamente para procedimentos com fins diagnósticos. Anestesia é de fundamental importância para diminuir os movimentos, diminuir a estimulação dolorosa produzida pela cirurgia, além de produzir hipnose (sono) e relaxamento muscular. É muitoimportante que o veterinário tenha conhecimentos básicos de farmacologia para que possa usar os fármacos com muita cautela.

Anestesia Geral

É um estado de inconsciência na qual existe baixa sensibilidade a estímulo do meio que cerca o indivíduo, bem como à respostas e estímulos motores. Anestesia geral não deixa de ser uma controlada, e reversível intoxicação do sistema nervoso central.
Aanestesia geral compreende quatro componentes básicos:

Inconsciência

Relaxamento ANESTESIA Analgesia


Redução da atividade reflexógena

Inconsciência

Alguns agentes, como os hipnóticos podem produzir inconsciência, sem analgesia, ou reduzir atividade reflexógena ( Hidrato de Cloral).

Analgesia

Écaracterístico dos fármacos opióides, que promovem alívio da dor, porém não produzem inconsciência, portanto não são considerados anestésicos.
Ex. butorfanol, meperidina, fentanil, morfina, buprenorfina, etc.

Relaxamento

Um fármaco é considerado relaxante muscular quando produz um certo grau de depressão do Sistema Nervoso Central, exemplo diazepam, midazolam, éter gliceril guaiacol.Entretanto, alguns agentes podem produzir analgesia e inconsciência porém dão um pobre relaxamento, como pôr exemplo a cetamina.

Redução da atividade reflexógena.

Refere-se tanto as atividades somáticas quanto autonômicas. Um anestésico deverá ser capaz de reduzir toda atividade de reflexo somático, porém precisa ser seletivo em abolir reflexos autonômicos. Ex: deprimir reflexo óculo-cardíacoseria desejável; porém reduzir reflexos respiratórios poderia ser indesejável.
O objetivo de produzir anestesia pode ser atingindo com o uso de uma simples droga (halotano), ou com o uso de vários fármacos (halotano para produzir inconsciência, fentanil como analgésico, pancurônio como relaxante muscular, e atropina para reduzir secreções e evitar bradicardia). O uso de múltiplas drogas (anestesiabalanceada) tem como principal vantagem de reduzir a dosagem dos fármacos anestésicos; porém com desvantagem de aumentar os riscos de interação. Uma anestesia balanceada é aquela na qual permite a manutenção da atividade cardiovascular.

1. Medicação Pré Anestésica (MPA)

1.1 Exame Pré-Anestésico (Acesso Inicial)

Os animais que são encaminhados para cirurgia variam de idade, temperamento,aparência física, e condições de saúde . O veterinário deve procurar sempre obter o máximo de informação possíveis a respeito do paciente:

1.1.1 Tipo de Cirurgia
Eletiva ou de emergência (melhor avaliação do paciente de alto risco)

1.1.2 História clínica
Algumas perguntas devem ser feitas aos proprietários:
- idade
- teve algum problema nas últimas 24 horas
- o animal tem dificuldaderespiratória quando caminha
- o animal foi submetido algum tipo de tratamento com inseticida, corticosteróides, insulina, anticonvulsivante , antibióticos, etc.
- o animal já demonstrou alguma reação a algum fármaco
- quando o animal foi vacinado pela última vez
- qual é o estatus reprodutivo(castrado(a) ou não castrado(a))
- quando o animal entrou no cio pela ultima vez ?
- alguma históriade convulsão, hemorragia etc. Muitas vezes este tipo de perguntas são esquecidas.

1.1.3 Exame Físico

O exame físico pode ser feito através de palpação, percursão e auscultação, além de associar a história clínica do paciente.

a) Presença de doenças cárdio-respiratórias, as quais podem aumentar os riscos anestésicos com complicações e muitas vezes a morte do animal
b) Presença de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Medicina veterinaria
  • Medicina veterinária
  • medicina veterinaria
  • Medicina veterinaria
  • medicina veterinaria
  • Medicina veterinaria
  • Medicina veterinaria
  • Medicina veterinária

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!