Medicina Natural ( fitoterapia e apiterapia modos de preparo)

2527 palavras 11 páginas
INTRODUÇÃO

Apiterapia é a utilização de produtos derivados das abelhas para tratamento terapêutico. Nestes casos, são utilizados o mel, o pólen, a geléia real e as apitoxinas das picadas das abelhas. Os efeitos da apiterapia não foram provados segundo testes científicos da medicina convencional e são tidos como baseados em evidências anedóticas. De acordo com seus adeptos, esta prática pode curar doenças do aparelho respiratório, cardiovascular, genitourinário e gastrintestinal, doenças de ordem neurológica e dermatológicas, como a celulite, entre outras. Substancias extraídas das Apis melifera são também utilizadas em preparados da homeopatia inclusive com o próprio corpo da abelha.
Denomina-se toxinologia o ramo da toxicologia que estuda as propriedades dos venenos animais tanto para o tratamento de envenenamentos como para aplicação terapêutica de seus componentes moleculares. Exemplos podem ser encontrados no estudo dos anuros (ver: Vacina do sapo; das serpentes a exemplo da jararaca (Bothrops) se derivou o medicamento Captopril (Capoten) produzido pela Bristol Meyrs) e mais recentemente do monstro de gila (Heloderma) de cuja saliva desenvolveu-se um remédio para diabetes.
Fitoterapia é uma terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal. A fitoterapia constitui uma forma de terapia medicinal que vem crescendo notadamente neste começo do século XXI.

FITOTERAPIA E APITERAPIA
A apiterapia é a modalidade de Medicina Alternativa ou Ciência que utiliza os produtos da abelha no tratamento de vários tipos de doenças.
Mel - é o produto mais conhecido das abelhas, elaborado a partir do néctar produzido pelas flores. O mel é o único alimento completo que não apodrece. Mais de 180 diferentes substâncias nutritivas foram encontradas no mel. O mel é um alimento que os seres humanos conhecem e consomem há mais de 200.000

Relacionados

  • DICIONARIO DE TERMOS TECNICOS
    87997 palavras | 352 páginas
  • Enfermagem
    153760 palavras | 616 páginas