Medicina legal

Páginas: 14 (3357 palavras) Publicado: 12 de maio de 2013
SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO ............................................................................................................4
2. TRAUMATOLOGIA....................................................................................................5
2.1. CONCEITO E OBJETO DE ESTUDO..........................................................5
2.2. LESÕESCORPORAIS..................................................................................5
2.2.1. LESÕES LEVES..............................................................................7
2.2.2. LESÕES GRAVES..........................................................................8
2.2.3. LESÕES GRAVÍSSIMAS.............................................................10
2.3. PERÍCIAMÉDICA......................................................................................12
3. CONCLUSÃO ............................................................................................................13
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................14
























1. INTRODUÇÃO

A Medicina Legal é aárea da Medicina que auxilia juridicamente a resolução de perícias, é a ciência de aplicação dos conhecimentos médico-biológicos aos interesses do Direito. Através do fornecimento de subsídios para o judiciário, constitui como um auxiliar essencial deste, o qual vem analisar acerca dos assuntos de ordem médica, tanto na esfera civil, penal ou trabalhista. Logo, essa área da Medicina é onde sãoestudados os meios de auxiliar a justiça na elucidação dos fatos, que só podem ser desvendados com o conhecimento médico.
Trata-se de um complexo de regras, não apenas médicas, bem como jurídicas e técnicas, fundamentais à realização de perícias, que determinarão uma maior proximidade com a verdade dos fatos de interesse da justiça.
Nesse sentido, pretende-se levar ao conhecimento dosinteressados tudo o quanto for relevante que se possa concluir a partir da perícia daquele corpo, tanto no corpo delito direto, quanto no indireto. Ou seja, os peritos têm o intuito de responder a todos os quesitos formulados pelas partes.
Em relação à caracterização das lesões corporais, principal foco deste trabalho, apresenta-se de vital importância a Traumatologia Médico-Legal, ouTraumatologia Forense. Este ramo da Medicina Legal consiste em um dos mais importantes, uma vez que fornece os elementos fundamentais à compreensão das causas produtoras das lesões à pessoa, sendo responsável pela determinação objetiva dos fatores pertinentes a um crime, posto que, analisa as características e o grau do dano causado, estabelecendo a forma de energia utilizada, bem como os meios eobjetos utilizados.
O campo de influência da Traumatologia Médico-Legal é muito vasto, entretanto, apresenta-se de fundamental importância para auxiliar o direito penal, correlacionando-se diretamente com a matéria penal pertinente aos crimes contra a vida e às lesões corporais.
Esse trabalho, portanto, visa adotar uma abordagem da Traumatologia Médico-Legal, analisando a importância daMedicina Legal, em relação a matéria de Direito Penal, na caracterização das lesões corporais, das leves às mais graves, inclusive a ofensa máxima a vida, o bem maior.






2. TRAUMATOLOGIA


1. CONCEITO E OBJETO DE ESTUDO
Segundo Hélio Gomes, o conceito de Traumatologia Médico Legal é de área que “estuda as lesões corporais, que são infrações consistentes no dano ao corpo ou àsaúde, física ou mental, e resultantes de traumatismos, tanto materiais como morais”[1].
A Traumatologia Médico Legal, então, estuda as lesões e estados patológicos, imediatos ou tardios, produzidos por violência sobre o corpo humano. Trata também do estudo das diversas modalidades de energias causadoras desses danos.
A convivência no meio ambiental pode causar ao homem as mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Medicina legal
  • Medicina legal
  • Medicina legal
  • Medicina legal
  • Medicina Legal
  • Medicina Legal
  • Medicina legal
  • Medicina legal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!