Medicina legal

Páginas: 4 (794 palavras) Publicado: 24 de junho de 2014
Apresentação De Medicina Legal
Sexologia forense
A sexologia forense estuda as ocorrências médico-legais relativas à gravidez, ao aborto, ao parto, ao puerpério, ao infanticídio, à exclusão dapaternidade, bem como outras questões referentes à reprodução humana. Trata da Erotologia, Himenologia e Obstetrícia forense, analisando a sexualidade em seu tríplice aspecto quanto aos efeitos sociais:normalidade, patológico e criminológico.
Podemos classificar o aborto em:
Aborto Terapêutico, que ocorre quando a vida da gestante está em risco, neste caso o médico realiza o aborto com o intuitode salvar a vida da mãe.
Aborto Sentimental é o aborto nos casos de estupro. Esta espécie de aborto surgiu quando alguns países da Europa, na Primeira Guerra Mundial tiveram suas mulheres violentadaspor soldados invasores. Diante da indignação patriótica, criou-se esta espécie de aborto, para que as mulheres estupradas não fossem obrigadas a carregarem em seu ventre os filhos de seus agressores.Aborto Eugênico seriam os abortos realizados nos casos de fetos defeituosos (ou até mesmo nos casos de se tornarem defeituosos no futuro).
Aborto Social é o aborto feito por falta de recursosfinanceiros (quando a mãe não possui condições de sustentar o filho).
Aborto por motivo de honra é o aborto provocado para esconder motivos que manchem a imagem da mulher perante a sociedade (para escondera desonra).

Criminalística
Em uma análise atual, a Criminalística estuda o levantamento de manchas de secreções orgânicas, da piloscopia e do estudo na investigação de paternidade, uma ciênciaaplicada que utiliza conceitos de outras ciências firmadas nos princípios da física, da química e da biologia, no bojo de métodos e leis próprias embasadas nas normas específicas constantes nalegislação, principalmente a processual penal.

Toxicologia
A Toxicologia Forense é a ciência que estuda os efeitos nocivos das substâncias químicas no mundo vivo, ela é multidisciplinar, pois engloba...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Medicina legal
  • Medicina legal
  • Medicina legal
  • Medicina legal
  • Medicina Legal
  • Medicina Legal
  • Medicina legal
  • Medicina legal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!