MEDICINA DO TRABALHO.DOC

347 palavras 2 páginas
CONCEITO DA MEDICINA DO TRABALHO
A Medicina do Trabalho é a especialidade médica que lida com as relações entre homens e mulheres trabalhadores e seu trabalho, visando não somente a prevenção dos acidentes e das doenças do trabalho, mas a promoção da saúde e da qualidade de vida. Tem por objetivo assegurar ou facilitar aos indivíduos e ao coletivo de trabalhadores a melhoria contínua das condições de saúde, nas dimensões físicas e mentais, e a interação saudável entre as pessoas e, estas, com seu ambiente social e o trabalho.
A Medicina do Trabalho está construída sobre dois pilares: a Clínica e a Saúde Pública. Sua ação está orientada para a prevenção e a assistência do trabalhador vítima de acidente, doença ou de incapacidade relacionados ao trabalho e, também, para a promoção da saúde, do bem estar e da produtividade dos trabalhadores, suas famílias e a comunidade.
SIGNIFICADO DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO E COMO IDENTIFICAR SEUS ARTIGOS NA CLT.
A Segurança e Medicina do Trabalho têm por objetivo garantir a saúde e bem estar dos trabalhadores em geral, prevenindo acidentes de trabalho decorrentes de doenças desenvolvidas no trabalho e em seu ambiente. Ao longo dos anos sempre houve quem se preocupasse com a saúde dos trabalhadores, de forma que foram tomadas algumas iniciativas ainda que modestas, mas sem amparo técnico-cientifico necessário. No Brasil, em 1921, foi criada a Inspeção do Trabalho, circunscrita ao Rio de Janeiro. Com a reforma constitucional de 1926, estabeleceu-se a competência da União para legislar sobre o assunto. E em 1931, durante o governo Getúlio Vargas, foi criado o Departamento Nacional do Trabalho, com a função de fiscalizar o cumprimento de leis sobre acidentes laborais, jornada, férias, organização sindical e trabalho de mulheres e menores. Um ano depois, foram criadas as inspetorias regionais nos estados da federação, posteriormente transformadas em Delegacias Regionais do Trabalho. A obrigatoriedade de comunicação

Relacionados

  • PROTEÇÃO AMBIENTAL
    2171 palavras | 9 páginas
  • vestibular
    2533 palavras | 11 páginas