Medicina chinesa

Páginas: 2 (421 palavras) Publicado: 18 de maio de 2011
Utilizando Medicina Chinesa para Democratizar os Cuidados de Saúde

Motivação:
Com a institucionalização, medicalização e burocratização dos cuidados de saúde, nosso povo foi alienado doscuidados de sua própria saúde. Hoje, pensamos que só com médicos especialistas e medicamentos caríssimos podemos manter nossa saúde. A medicina tradicional Chinesa, com o acúmulo de milênios de sabedoriacamponesa, nos dá ferramentas com as quais podemos retomar nossa autonomia sobre os cuidados com nossa própria saúde.
Assim como o agronegócio só pensa em utilizar químicos específicos para pestesespecíficas e esquece da saúde do agro-ecossistema como um todo, a medicina européia só pensa em utilizar remédios específicos para doenças específicas e esquece da saúde como um aspecto do corpo e mentecomo um todo. A medicina Chinesa, assim como a agroecologia, mantém o enfoque na prevenção de doenças e visa o cuidado de saúde que considera o todo.


Como fazer os exercícios:
Os exercíciosdevem ser feitos DUAS VEZES AO DIA, pela manhã e a noite. A duração varia em torno de 5 minutos por etapa (total de 25 min.), dependendo da situação de cada pessoa.
Primeiro, meça a distância daprimeira dobra e ponta de seu polegar entre os ossos do indicador e polegar da mão esquerda, gire a mão direita para cima da esquerda e pressione este ponto com a ponta do polegar por 3 segundos, relaxepor 3 segundos e repita por 5 minutos. Você deve sentir um pouco de dor e dormência no ponto de pressão. Este meridiano controla a circulção do sangue, especialmente para a cabeça e rosto (chama-seponto râgu).
Segundo, meça a distância de três dedos do pulso da mão esquerda e pressione com a ponta do polegar o ponto entre os dois tendões no meio do braço por 3 segundos, relaxe por 3 segundos erepita por 5 minutos. Você deve sentir um pouco de dor quando apertar e pode sentir dormência no ponto de pressão. Este meridiano controla particularmente os órgãos internos (chama-se ponto neiguán)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Medicina Chinesa
  • medicina chinesa
  • Medicina Chinesa
  • Medicina chinesa
  • Constipação segundo medicina chinesa
  • medicina tradicional Chinesa
  • História da medicina chinesa
  • medicina tradicional chinesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!