Medicina Antroposófica

Páginas: 9 (2028 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2014
Introdução

O objetivo desse trabalho é mostrar que a medicina antropósofica é um sistema complementar e integrativo de tratamento que reconhece no ser humano dimensões espirituais e existenciais que interagem com os níveis somáticos e psicológicos na saúde e na doença, oferecendo uma proposta de abordagem para todos os problemas de saúde, ainda que seja tomada apenas como terapiacomplementar, aliada a outros métodos terapêuticos. Tendo por base uma concepção humanista, a Medicina Antroposófica concebe o ser humano como portador de corpo, alma (psique) e individualidade, ou seja, como um ser noo-psico-somático, instâncias dinâmicas, que definem o processo de saúde e doença de um individuo dentro do contexto social e histórico, e propõe uma terapêutica abrangente e coerente com estavisão de ser humano.


















Medicina Antroposófica

Os fundamentos da Medicina Antroposófica surgiram na Europa, no início do século XX, a partir do trabalho conjunto de um grupo de médicos liderados pela Dra. Ita Wegman e Rudolf Steiner (um dos maiores pensadores contemporâneos). Steiner deixou um legado de mais de 60 livros e 400 monografias, nos quais delineou asbases da Antroposofia (anthropos = homem, sofia = sabedoria), caracterizada também como Ciência Espiritual. Dedicou sua vida à tarefa de compreender e traduzir o conhecimento dos fenômenos que não são percebidos diretamente pelos sentidos comuns (tato, olfato, paladar, audição e visão) e descreveu detalhadamente esses elementos que permeiam tudo à nossa volta.
Steiner era um humanista e entendiaque "O homem deve ser visto como portador de corpo, alma (psique) e individualidade, isto é, como um ser psicossomático, cujas instâncias dinâmicas definem processos de saúde e doença, num contexto histórico e social".
No Brasil, a Medicina Antroposófica foi reconhecida como prática médica em 1993, pelo Conselho Federal de Medicina, através do processo nº 21/93.
Associação Brasileira deMedicina Antroposófica – ABMA Nacional e suas Regionais são responsáveis pelo ensino, pesquisa e divulgação dessa prática médica.
Em diversas cidades do Brasil, há clínicas e consultórios de Medicina Antroposófica. Ela está no istema público de saúde brasileiro, o SUS, nas cidades de São Paulo (SP), São João del Rey (MG), Belo Horizonte (MG) e em Recife (PE). Na Alemanha e na Suiça, diversos hospitaiscuidam de seus pacientes a partir desta abordagem terapêutica, também fazendo parte de seu sistema público de saúde.
Em Recife, a Medicina Antroposófica é uma das práticas que compõem o Núcleo de Apoio em Práticas Integrativas, NAPI. Trata-se de uma experiência pioneira, em que a Medicina Antroposófica é oferecida como uma ferramenta de apoio matricial a Equipes da Saúde da Família dos DistritosSanitários II e III. Com as equipes apoiadas, são realizadas consultas e visitas compartilhadas, que visam integrar e ampliar os projetos terapêuticos singulares dos usuários, a partir da troca afetiva e efetiva de conhecimentos e compromissos entre os usuários e profissionais, além de contribuir com os desafios cotidianos do processo de trabalho das equipes.
A Medicina Antroposófica é umaampliação da medicina acadêmica que busca compreender e tratar o ser humano considerando sua relação com a natureza, sua vida emocional e sua individualidade. Considera o ser humano além do seu aspecto corporal, valorizando também sua vida psíquica e sua individualidade: corpo, alma e espírito – instâncias que estão em permanente movimento e interação entre si e com o mundo à sua volta, uma base a partirda qual cada médico enriquece sua prática. Em seus princípios está a busca por uma atuação mais viva, artística e integrada, que atenda ao homem nas suas diversas dimensões, porque ele é um ser corpóreo, anímico e espiritual. É importante, por parte do paciente, um comprometimento quanto à sua cura, a qual estabelece uma sólida relação médico-paciente.



Características Principais

Na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Farmácia Antroposófica
  • DIETA ANTROPOSOFICA
  • Administração antroposofica
  • Medicina
  • Medicina
  • Medicina
  • medicina
  • Medicina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!