MEDICAMENTOS LÍCITOS E SUA AÇÃO VICIANTE SOBRE O ORGANISMO

Páginas: 6 (1482 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2013

TRABALHO DE QUÍMICA

        
TEMA: MEDICAMENTOS LÍCITOS E SUA AÇÃO VICIANTE SOBRE O ORGANISMO.

 


Como medicamentos podem causar dependência química.

         O funcionamento metabólico do corpo, apenas depende de duas coisas, alimentação diversificada e consumo de água pura. Dessa forma, os medicamentos devem apenas ser utilizados, no combate à mal estares cuja causa seja algumtipo de doença que possa atacar o corpo. Não é incomum ouvir-se falar sobre dependência em medicamentos, pois qualquer dosagem acima da necessária para o combate da doença em questão, que possa estar causando desconforto à pessoa, pode acarretar em complicações no funcionamento natural do metabolismo e até mesmo dependência.
           Os medicamentos, que mais comumente causam dependência, porsua alta procura são:

- Anabolizantes: medicamentos com alta dose de hormônios concentrados, utilizados com o objetivo de aumentar a massa muscular. Pode causar alterações no metabolismo do corpo e até impotência sexual. Os mais usados no nosso país são: Anavar (oxandrolona), mais conhecido como Lipidex no Brasil e se apresenta em cartelas com 10 cápsulas, seu principal efeito é oferecer grandeforça à pessoa, não possui efeitos colaterais pronunciados e são usados também por mulheres; Spiropent, Clembuterol ou Pulmonil (veterinário), geralmente usado medicalmente como brocodilatador, para trantamento de asma, facilitando a entrada de uma maior quantidade de ar nos pulmões, além disso, ele é estimulante de CNS e atrai muito os atletas pelo fato de ser termogênico, são muito usados naperda de gordura rápida, seus efeitos colaterais mais visíveis são aumento grande na pressão sanguínea, náuseas e extremidades do corpo trêmulas, encontra-se em tabletes de 20 g; Deca Nacional, é de uso constante em treinos pois alivia as inflamações e dores causados por treinos duros, assim, podendo fazer com que o atleta passe de seu limite sem perceber causando lesões musculares disfarçadas,porém, resulta em grande ganho de massa muscular, é encontrado como líquido, 50 mg; Dianabol Russo, por ser um alpha-alquelado tem efeito bastante tóxico ao fígado em altas dosagens. Por aromatizar, pode causar ginecomastia em algumas pessoas e também a acne é problema para alguns, causa grande ganho de massa muscular, e é encontrado como comprimidos em cartelas de 10 unidades.


- Descongestionantesnasais: remédios utilizados apenas com o fim de desobstruir o nariz, aparentemente não oferecem nenhum risco, mas podem causar dependência e crises de abstinência caso não sejam utilizados, neste caso a dependência é mais psicológica que química, pois a pessoa cria em sua mente a imagem de que, mesmo com o nariz descongestionado, ela precisa utilizar o remédio, ou o congestionamento virá, asvezes criando uma rotina de horários para o uso do medicamento.
         Normalmente são compostos contendo cloreto de sódio, cloreto de benzacônio e cloridrato de fenoxazolina, um dos efeitos colaterais além da dependência, é o rebote, que é basicamete o fato de o medicamento causar um alívio momentâneo, porém, quando o sintoma de nariz entupido volta, ele está duplamente pior, causando a procurarepetitiva pelo remédio, que não curará permanentemente o problema.


- Benzodiazepínicos: são medicamentos tranqüilizantes, utilizados para induzir ao sono ou para reduzir a ansiedade, nervosismo, etc. São divididos em relação ao seu tempo de meia vida, ou seja, o tempo em que permanece na corrente sanguínea, até que pelo menos a metade da dose tenha sido eliminada da mesm: Longa duração:diapezam, flurazepam; Média duração: lorazepam, alprazolam; Cuta duração: triazolam, temazepam. Os mais procurados são os de curta duração, também são esses os de uso mais abusado, seus principais efeitos são: diminuição da ansiedade, indução ao sono, relaxamento muscular, redução do estado de alerta, dificuldade no processo de aprendizagem e memória. Seus principais efeitos colaterais além da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ação de Medicamentos
  • Ação de medicamentos
  • Ação Medicamentos
  • Ação Medicamento
  • Ação do medicamento
  • Ação de medicamentos
  • Sobre Medicamentos
  • Ação do Laser terapêutico no organismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!