MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA - O USODE PSICOTRÓPICOS E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

2917 palavras 12 páginas
FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS

EVELINI FERRAZ RODRIGUES

TEMA: MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA

ADAMANTINA,
8 DE JUNHO DE 2013.
FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS

EVELINI FERRAZ RODRIGUES

“USO DE PSICOTRÓPICOS E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL”

O presente projeto de pesquisa foi desenvolvido como requisito parcial de avaliação da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento III, sob a orientação da Professora Ms. Ana Vitória Salimon de Carlos dos Santos.

ADAMANTINA
8 DE JUNHO DE 2013.

Sumário

Introdução 6
Psicotrópicos e suas definições 7
Objetivo 8
Metodologia 8
Uso de psicotrópicos, TDAH e o desenvolvimento. 8
Referências bibliográficas 12
Anexos 14

Introdução

Conforme a pesquisa pela ANVISA, o aumento do uso de Ritalina e Concerta aumentou 75% em crianças de faixa etária de 6 a 16 anos de 2009 a 2011.Os dados foram coletados a partir dos registros do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) .As drogas psicotrópicas agem alterando as comunicações entre os neurônios, podendo produzir diversos efeitos de acordo com o tipo de neurotransmissor envolvido e a forma como a droga atua. O uso desses medicamentos metilfenidatos tem sido muito difundido nos últimos anos de forma, inclusive, equivocadamente, está sendo utilizado como “droga da obediência” e como instrumento de melhoria do desempenho seja de crianças, adolescentes ou adultos.
Diante disto, nos surgiram os seguintes questionamentos: Quais são os efeitos colaterais do uso de metilfenidatos? Como o uso desses metilfenidatos atrapalha no desenvolvimento da criança? Quais são seus efeitos colaterais?
O presente projeto científico tem como objetivo deixar claro esses questionamentos através da pesquisa bibliográfica e pesquisas em campo, buscando descrever o Transtorno de déficit de atenção ehiperatividade; apresentar a maneira

Relacionados