medicação

Páginas: 3 (718 palavras) Publicado: 5 de setembro de 2014
Gestão da produção do cuidado e clínica do corpo sem órgãos: novos componentes dos processos de produção do cuidado em saúde.

Emerson Merhy


O autor traz discussões de alguns autores,abordados em aulas passadas, como Foucault e Claude Bernard; trazendo a temática do olhar do adoecimento humano e o processo depatologização do corpo biológico.
Instala-se de maneira hegemônica amedicalização, um processo de uma sociedade capitalista europeia caracterizado pelo uso abusivo de medicamentos.
O autor cita Madel e destaca que o saber no campo da saúde não pode ser interpretado como aampliação do conhecimento cientifico, e sim “uma das possiblidades imaginárias e simbólicas, dos homens, construírem suas formas de representar aqueles fenômenos, significantes que lhes fazem sentido elhes interessam como campo de ação e intervenção”.
O Merhy vai caracterizar o processo de reforma no campo de produção do cuidado na sociedade americana e na brasileira, nas últimas décadas.Denomina” tecnologia dura “o uso de máquinas na produção do cuidado, por exemplo o uso de tomógrafo onde antes utilizava-se o raio – X, que trazem novos procedimentos e aumento de custo para a saúde.
Osaber tecnológico da clínica e da epidemiologia é definido como “tecnologia leve-duras”, quando a clínica do profissional de saúde toma formato de um processo queixa-conduta.
Uma construção de novaslógicas de gestão de cuidado em saúde e do desenho de um novo campo para a clínica: a do corpo sem órgão.
Nos Estados Unidos ocorre o processo do managedcare e da construção do viver como risco deadoecer, com forte domínio médico e uma construção do cuidado guiado pelo parâmetro capitalista: empresas de saúde e de medicamentos- equipamentos de saúde. Toma as pessoas como grupos de riscos de adoecere cuida deles a partir desta lógica, passa orienta-los com foco no interesse desses novos atores sociais – grandes corporações implicados com a realização do capital financeiro.
O autor aborda a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • medicacao
  • medicação
  • medicação
  • Medicação
  • Medicaçao
  • Medicação
  • medicaçao
  • Medicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!