Media de reprovação em calculo

Páginas: 10 (2372 palavras) Publicado: 18 de fevereiro de 2014


ANÁLISE EXPLANATORIA A RESPEITO DOS FATORES QUE LEVAM A GRANDE TAXA DE REPROVAÇÃO EM DISCIPLINAS INICIAIS DOS CURSOS DA UTFPR-MD


DIEGO H. ROCKENBACH; PEDRO FAJAN BILCHEZ; GUSTAVO FERNANDO PINHEIRO DA SILVA;MATHEUS M. BRANCO;1NEUSA IDICK SCHERPINSKI2




RESUMO:

Este artigo foi baseado em uma pesquisa quantitativa, onde o intuito era saber o porquê vários dos alunos dos cursosde engenharia e ciências da computação da UTFPR-MD não estavam tendo um bom aproveitamento nas disciplinas de “Geometria analítica e álgebra linear” e “Cálculo diferencial e integral 1”, esta foi feita através de perguntas que incluíam a formação do aluno, quantas vezes foram necessárias para que este fosse aprovado na disciplina e quais seriam os fatores que interfeririam para o mau desempenhonesta.


PALAVRAS-CHAVE: Aproveitamento,motivos,dificuldades

Abstract:
This article was based on a quantitative research, where the aim was to find out why several of the students of engineering and computer sciences of UTFPR-MD were not having a good achievement in the disciplines of Analytical geometry and linear algebra” and “Differential and integral Calculus 1”, this was donethrough questions that included the formation of the student, how many times were necessary for it to be approved in the discipline and what are the factors that interfere for this poor performance.
1. INTRODUÇÃO

Sabe se que no Brasil, o sistema de educação não é um dos melhores, e isso pode ser visto em várias das universidades onde os alunos que antes frequentavam escolas públicas, agoraingressam em sua graduação. Uma taxa muito elevada de alunos que começam algum curso na área de exatas acabam pegando dependência nas disciplinas de “Geometria analítica e álgebra linear”, e também em “Calculo diferencial e integral 1”, mas porque estes alunos não conseguem ter êxito na primeira vez que fazem a disciplina? A resposta pode estar ligada a vários fatores, desde aqueles que envolvam opróprio comprometimento do aluno com o curso, alguma deficiência em sua formação, pelo fato de sistema de ensino fundamental e básico ser falho, ou algum outro fator externo. Vendo isto, este artigo visa analisar quais são os fatores que fazem com que estes alunos fiquem com estas dependências, assim expondo os resultados e os encaminhando a alguém que possa sugerir melhorias e mudanças para que ataxa de aprovação seja maior dentre os alunos que cursam estas disciplinas.


2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O alto índice de reprovação dos ingressantes, do Curso de Engenharia, nas disciplinas básicas, não é um fato novo que possa causar surpresa aos envolvidos, sejam eles alunos, professores, chefes de departamentos ou diretores- (GOMES et all -2005).
A pesquisa foi de caráter quantitativo,onde os alunos de engenharia e ciências da computação da UTFPR-MD foram questionados sobre, o porque de eles não terem sido bem sucedidos na aprovação das disciplinas, foi aplicado um questionário onde o aluno deveria responder a perguntas tais como, qual foi a sua formação no ensino fundamental e médio, quantas vezes este fez a matéria, quais foram os fatores que interferiram para que este nãotenha sido aprovado. E com isso resultados foram analisados.





3. MATERIAL E MÉTODOS

A pesquisa foi feita realizada com foco nos alunos a partir do 2º período da Universidade Tecnológica Federal Do Paraná campus Medianeira, a ferramenta utilizada como forma de coleta de dados foi formulários on-line , criados a partir da ferramenta “Adobe FormsCentral ” da empresa Adobe e a suaorganização foi feita através das ferramentas Word e Excel . As analises explanatórias grande parte feita pelo programa Minitab por obter bons recursos e estes foram analisados para se obterem bons resultados para este artigo. No formulário, os alunos deveriam responder questões a respeito das disciplinas de “Geometria Analítica e Álgebra Linear” e “Calculo Diferencial e Integral 1”, as questões...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Calculo de media temporal
  • Algoritmo calculo de média
  • Calculo de média e fluxograma
  • Calculo de media em c
  • Cálculo da velocidade mediA
  • Calculo de erro de media
  • Calculo de média de notas (algoritmo em C)
  • PLANILHA EXEL PARA CÁLCULO DA MÉDIA E DESVIO PADRÃO DE DADOS AGRUPADOS COM FREQUÊNCIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!