Mediação

Páginas: 2 (414 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2015
Mediação, conciliação e arbitragem não são a mesma coisa.
E é importante saber as diferenças para se entender a aplicação adequada de cada uma em cada caso.
Na mediação, visa-se recuperar odiálogo entre as partes. Por isso mesmo, são elas que decidem. As técnicas de abordagem do mediador tentam primeiramente restaurar o diálogo para que posteriormente o conflito em si possa ser tratado. Sódepois pode se chegar à solução. Conflitos familiares e de vizinhança, por exemplo, muitas vezes são resolvidos apenas com o estabelecimento da comunicação respeitosa entre os envolvidos.
A conciliaçãopode ser mais indicada quando há uma identificação evidente do problema, quando este problema é verdadeiramente a razão do conflito – não é a falta de comunicação que impede o resultado positivo.Diferentemente do mediador, o conciliador tem a prerrogativa de sugerir uma solução.Essa polarização pede uma intervenção do conciliador no sentido de um acordo justo para ambas as partes e noestabelecimento de como esse acordo será cumprido. Causas trabalhistas costumam ser um objeto onde a conciliação atua com eficiência.
A arbitragem surge no momento em que as partes não resolveram de modoamigável a questão. As partes permitem que um terceiro, o árbitro, decida a controvérsia. Um especialista sobre o tema avalia a situação e profere sua decisão. Em geral, o árbitro é eleito pelas partes ouindicado pela câmara arbitral porque tem um grande conhecimento sobre o assunto tratado.




A lógica determinista binária tem a idéia de ganhadores e perdedores. É a lógica da solução por um 3°, ojudiciário determinando uma sentença. O que se percebe durante o processo judicial é somente o diálogo entre os advogados, juizes e promotores de justiça, buscando uma solução para os problemas que seencontram no processo. As partes interessadas na questão, pouco são ouvidas, causando insatisfações que resultam em novos impasses, mesmo após a decisão judicial daquele processo. A decisão judicial...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mediação
  • Mediação
  • mediação
  • Mediação
  • Mediaçao
  • mediação
  • Mediação
  • Mediação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!