Mediação

Páginas: 3 (501 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2012
Mediação de Conflitos

O artigo escrito pela mediadora Gabriela Assmar diz respeito sobre a Legislação Brasileira no que tange a Mediação de Conflito. Num primeiro momento ela conceitua o que é umconflito de interesses, os meios existentes para a resolução destes, o que vem a ser a mediação atualmente e quais os seus objetivos. Ao discorrer o texto ela elenca a mediação segundo o ordenamentojurídico brasileiro, apresentando seu embasamento, mesmo que implícito, tanto na Constituição Federal, como também no Direito Civil, Processual, Pré-Contratual, do Trabalho e também no Código de Defesado Consumidor.
Ao apresentar a mediação como um meio alternativo para a resolução de conflitos, Gabriela apresentou suas principais características, que são: voluntariedade e boa fé das partes,confidencialidade da mediação, neutralidade do mediador, como também sua imparcialidade. Portanto, “o mediador é escolhido em comum acordo pelas partes e deverá permanecer neutro durante todo o processo,não julgando ou valorando provas e argumentos de qualquer tipo”. Para tanto, ele terá que se pautar em técnicas específicas, que são: ouvir ambas as partes, discernir das informações a emoção de cadaenvolvido, distinguir os interesses e valores de cada um e incentivar as partes a resolverem o conflito da melhor maneira para ambos.
Pelo método da mediação, as partes não só resolverão o seuproblema, mas terão, também, uma maior comunicação entre si, resultando não em uma briga ou disputa para que uma das vontades prevaleça ou para que se tire proveito um sobre o outro, mas por meio dessainteração, os envolvidos estabelecerão um acordo entre eles, algo que seja benéfico para todos. Gabriela Assmar, em seu artigo, faz uma comparação interessante entre a solução do conflito e um bolo, noqual essa maneira amigável de resolução faz com que a mediação sofra uma maior “fermentação” em seu preparo, criando condições para que a partilha do bolo não seja apenas de maneira justa, mas que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mediação
  • Mediação
  • mediação
  • Mediação
  • Mediaçao
  • mediação
  • Mediação
  • Mediação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!