Mediação pedagógica

Páginas: 10 (2357 palavras) Publicado: 21 de abril de 2011
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
NÚCLEO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA

Autoras:
Elisângela Griten Vidal

“O conhecimento humano é construído; a aprendizagem significativa subjaz essa construção.” (J. D. Novak)
1. Introdução

Trabalho apresentado às disciplinas do Núcleo de Mediação Pedagógica: II Seminário – A temática cultural em EaD: competências interculturais,Formação do orientador acadêmico (tutor): teoria e prática, Metodologia e produção do material didático em EaD e Tecnologia da Informação e da Comunicação aplicada à EaD, tendo como professores, respectivamente, Antônio Medina Rivilla, Onilza Borges, Lucia Helena Possari e Alexandre M. dos Anjos, do Curso de Formação de Docentes e Orientadores Acadêmicos em EaD (Tutores).
O objetivo deste trabalhoé levantar uma reflexão crítica a cerca dos temas abordados nas disciplinas já mencionadas, buscando analisar e compreender a complexidade inserida no contexto da Educação a Distância.

2 Desenvolvimento

Segundo o Decreto Lei nº 2.494, de 10.12.1998, a EaD é uma forma de ensino capaz de possibilitar a auto aprendizagem, utilizando a mediação de múltiplos recursos didáticospedagógicos sistematicamente organizados.
O objetivo primeiro da EaD é a construção do conhecimento. A mediação pedagógica requer grandes desafios, como gerar credibilidade, confiabilidade, segurança e reciprocidade na construção deste conhecimento.
O sistema de Educação a Distância implica na separação do professor e aluno no tempo e ou no espaço; no controle da aprendizagem realizada viade regra pelo aluno; a comunicação entre professor e aluno é feita através de recursos tecnológicos.
Segundo Guarezi e Matos (2009), a Educação a Distância possui alguns aspectos peculiares. As autoras detalham os aspectos da autonomia como sendo autonomia, público-alvo predominantemente adulto e autoaprendizagem. Quanto ao aspecto da comunicação, o detalhamento divide-se em processo decomunicação, dispersão geográfica, flexibilização e larga escala. Nos aspectos tecnológicos as autoras citam a mediatização e os custos decrescentes.
Cada vez mais, é maior o uso dos meios de comunicação com objetivos educacionais.
Sem dúvidas, as novas tecnologias da informação e da comunicação tem papel educativo e a incorporação dessas novas tecnologias ocorre numa velocidadealucinante, que se torna difícil acompanhá-las. E o uso das novas tecnologias na sala de aula busca auxiliar o estudante a absorver melhor o impacto desta velocidade.
Conforme Romanowski (2007) p. 55, a dinâmica da aula é caracterizada pela ação do professor e dos alunos, sendo mediada pelo conhecimento, sendo que ensinar e aprender são processos direcionados para o conhecimento. Ensinare aprender envolvem cognição e relação entres os sujeitos envolvidos. Neste processo dinâmico, contraditório e conflituoso, os saberes desta prática profissional, são construídos e reconstruídos.
Moran (1991), analisa os meios de comunicação como um instrumento didático pedagógico:
“Os meios podem ser utilizados também como instrução, informação, formas depassar conteúdos organizados, claros e sequenciados. Principalmente o vídeo instrucional, educativo, é útil para o professor, porque lhe dá chance de completar as informações, reforçar os dados passados pelo vídeo. Eles não eliminam o papel do professor. Antes ajudam-no a desenvolver sua tarefa principal que é a de educar para uma visão mais crítica da sociedade.”
Pretto (1996), defende aseguinte ideia:
“Esse conjunto de novos valores vai caracterizando esse novo mundo ainda em formação. Um mundo em que a relação homem-máquina passa a adquirir um novo estatuto, uma outra dimensão. As máquinas da comunicação, os computadores, essas novas tecnologias, não mais máquinas. São instrumentos de uma nova razão. Nesse sentido, as máquinas deixam de ser como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mediação pedagogica
  • Mediação Pedagogica
  • A Importância da Mediação Pedagógica na EaD
  • Mediação Pedagógica e o uso da tecnologia
  • Interdisciplinaridade e mediação pedagógica
  • novas tecnologias e mediação pedagogica
  • O QUE É MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA MIM?
  • mediação pedagogica no deficit auditivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!