Mediação de conflitos

Páginas: 5 (1168 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Psicodrama – Jacob Levy Moreno

INTRODUÇÃO

Jacob Levy Moreno (1889-1974) psiquiatra judaico romeno, é conhecido como o pai do Teatro Espontâneo, Psicoterapia de Grupo, Psicodrama e Sociometria.
Moreno acreditava que o homem nasce espontâneo e criativo e com o tempo deixa de sê-lo devido à dinâmica presente na relação com a sociedade, que através de padrões decomportamentos e valores acarreta uma robotização do ser humano, que é a conserva cultural. Conserva cultural é todo processo de criação de objetos materiais, comportamentos, usos e costumes que se cristalizam em uma cultura.
Ele criou o “Teatro do Improviso” ou “Teatro Espontâneo”, gênero no qual os participantes amadores improvisavam acontecimentos do dia-a-dia. Com o Teatro Espontâneo Morenopercebeu que, através da representação, os indivíduos tomavam consciência de seus conflitos psicológicos, reconhecendo-os e ampliando novas possibilidades para lidar com suas dificuldades e situações conflituosas. Nasce assim o Psicodrama.
Um dos objetivos do Psicodrama é descobrir, aprimorar e utilizar os meios que facilitem o predomínio de relações télicas sobre relações transferenciais(passado), no sentido moreniano. A tele é a capacidade de se perceber de forma objetiva o que ocorre nas situações e o que se passa entre as pessoas. O Fator Tele influi decisivamente sobre a comunicação, pois só nos comunicamos a partir daquilo que somos capazes de perceber. É também a percepção interna mútua entre dois indivíduos. A espontaneidade se relaciona com a tele e também dá a pessoa a sensaçãode ser livre para agir de acordo com a situação.
À medida que as distorções diminuem e que a comunicação flui, criam-se condições para a recuperação da criatividade e da espontaneidade. Moreno pretendia que a ação dramática terapêutica levasse a algo mais do que a mera repetição de papéis tais como são desempenhados no quotidiano. A ação dramática permite percepções profundas por parte doProtagonista e do grupo, a respeito do significado dos papéis assumidos.

O que é Psicodrama?

Segundo Moreno, o psicodrama consiste em um campo científico que tem como objetivo explorar a verdade dos seres humanos ou a realidade das situações através de métodos dramáticos.
Na concepção psicodramática, o homem é definido por dimensões de sua existência. Cada um pensa, sente, age em função demúltiplos papéis sociais, profissionais e maritais. São as personagens. A pessoa sente-se congruente (se identifica) ou incongruente (não se identifica) no desempenho de seus papéis.
De acordo com o papel, “representamos”, e, em consequência, “não somos nós mesmos”. A vida social reforça em nós esta forma de compreender o papel que, em caso extremo, exige um domínio de nós mesmos capaz de substituir aespontaneidade por um controle mental da conduta.
Devemos notar que, mesmo em nossos comportamentos espontâneos dentro do grupo, nunca escapamos a esses papéis. Se intervimos, chamam-nos de agitadores, adversários do grupo, subversivos.
Dito de outra forma, não é o indivíduo mesmo quem decide seu papel, mas:
* O papel que decidiu representar com anterioridade;
* O papel que crêrepresentar;
* O papel que os demais esperam dele
* O papel que lhe dão
* O papel que realmente representou.
Há momentos em que existem diversos papéis a serem representados, que ninguém vê claramente. Existem, em relação ao grupo mesmo, papéis efetivamente representados (pacificador, unificador, sabotador, coordenador, animados, censor, palhaço, etc.). Todos esses papéis são expressosmediante atitudes que se adotam dentro do grupo, e que se desenvolvem ou se modificam, formando assim a dinâmica do grupo, à medida que se influenciam reciprocamente.
Aprender (ou voltar a aprender) a assumir os papéis necessários, ser capaz de mudar de papel para fazer frente às exigências de dada situação, tudo é sinônimo de ajustamento da personalidade social e, segundo Moreno, de abertura e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mediação de Conflitos
  • Mediação de conflitos
  • Mediação de Conflitos
  • mediação de conflito
  • mediação de conflito
  • mediação de conflitos
  • Mediação de conflitos
  • MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!