Mediação de conflitos

Páginas: 14 (3328 palavras) Publicado: 30 de agosto de 2012
GUARDA CIVIL METROPOLITANA

DE SÃO PAULO









MEDIADORES

DE

CONFLITOS



























GCM’F Cláudia Tavares da Silva, RF. 706.889.1, Distintivo 5857,
Inspetoria Regional da Mooca


























TÍTULO: MEDIAÇÃO DE CONFLITOS


Subtítulo: E as pessoas portadoras do vírus H.I.V.



































Trabalhoapresentado ao Centro de Formação em Segurança Urbana, instrutor orientador o Classe Distinta – Mauricio Maurutto Ferraris, R.F. 648.560.000, referente à conclusão do Curso de Formação e Capacitação de Mediadores de Conflito, turma VI, Julho de 2012.

SUMÁRIO

Introdução............................................................................. 04

A dimensão coletiva dosconflitos...................................... 05

Viver com HIV e a qualidade de vida................................... 05

O cuidado para o viver com qualidade............................... 08

Os portadores de HIV e a mediação.................................... 10

Conclusão.............................................................................. 15

ReferênciaBibliográfica........................................................ 17


























INTRODUÇÃO

Esta pesquisa mostra como a mediação de conflitos pode ajudar no diálogo cotidiano da pessoa portadora do HIV, para as que convivem com ela na sua casa, local de trabalho, lazer, educação, entre outras atividades.

Gerar reflexões acerca da doença e para as pessoas fragilizadas pela descoberta, gerar acolhida e abertura para atransparência necessária para a elucidação do assunto HIV.
Os tópicos de mediação coletiva, a qualidade de vida e os cuidados dos portadores de HIV, relatos de pessoas vivendo esta realidade e concluindo com a mediação voltada para este público.



















A DIMENSÃO COLETIVA DOS CONFLITOS
Os conflitos são vivenciados, de um modo geral, a partir de uma perspectiva ideológica individualista. Nocampo do direito, esta questão é fundamental.
O direito, em virtude da forte tradição liberal em que se fundamenta, não dá um adequado tratamento à dimensão coletiva dos conflitos. A cultura jurídica dominante, nesse sentido, trata os desvios das normas jurídicas sempre como uma opção individual do transgressor, que deve ser punida. Não se costuma debater que as reais causas dos conflitos são, nomais das vezes, as opressões sociais.
Por trás de um conflito familiar, por exemplo, estão conceitos e preconceitos determinados pelas concepções dominantes dos papéis sociais exercidos pelo homem, pela mulher e pelas crianças. Estas concepções não são meramente individuais, e sim produzidas coletivamente. Perceber a construção coletiva destes padrões de relacionamento faz parte daconscientização.

VIVER COM HIV E A QUALIDADE DE VIDA
Mesmo com a concepção de que é possível ter qualidade de vida sendo portador de uma doença crônica, há fatores que podem interferir na mesma. Um dos fatores que geram impacto na qualidade de vida é o recebimento do diagnóstico de AIDS. Este diagnóstico pode interferir negativamente na percepção de qualidade de vida das pessoas, gerando mudanças nos planos devida. Porém, ao longo do processo de saúde/doença as pessoas vão se adaptando e aprendendo a conviver com a doença e, com isso, a percepção de qualidade de vida vai se modificando. 
O diagnóstico do HIV gera um impacto na vida, levando, se não a uma vida com restrições físicas, a uma vida com sérias restrições sociais que acabam refletindo no tratamento dessas pessoas. Ao deparar-se com odiagnóstico da infecção pelo HIV, o ser humano corre o risco de romper relações pessoais, afetivas e sociais. Diante do processo de fragilização causado pela descoberta da doença, as intervenções psico-sociais se tornam necessárias a fim de viabilizar o enfrentamento do processo de adoecimento, e o fortalecimento social passa a ser o objeto de ação. A AIDS na esfera social é associada a atitudes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mediação de Conflitos
  • Mediação de conflitos
  • Mediação de Conflitos
  • mediação de conflito
  • mediação de conflito
  • mediação de conflitos
  • Mediação de conflitos
  • MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!