medições

Páginas: 8 (1811 palavras) Publicado: 24 de maio de 2014

Rua Jorge Tibiriçá, 451 – Centro - São José do Rio Pardo - SP
CEP 13720-000 - Tel.: (19) 3681-2655



Disciplina: Mecânica da Partícula - Laboratório



RELATÓRIO : PRÁTICA 1 E 2

Paquímetro - Análise de Medições e
Micrômetro - Análise de Medições





Equipe:









Relatório técnico apresentado como requisito
parcial para obtenção de aprovação nadisciplina Mecânica da Partícula, no curso
de Engenharia Ciclo Básico, na
Universidade Paulista-UNIP.









SUMÁRIO



1. RESUMO PAG. 3
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA PAG. 4
3. MATERIAIS E MÉTODOS PAG. 5
3.1. PAQUÍMETRO PAG. 5
3.2. MICRÔMETRO PAG. 6
3.3. CORPO DE PROVA PAG. 7
4. RESULTADOS E DISCUÇÕES PAG. 8
5. CONCLUSÃO / APÊNDICE PAG. 11
6.BIBLIOGRÁFIA PAG. 12







































RESUMO



Para a realização do trabalho foram utilizados dois instrumentos de medidas: Paquímetro e Micrometro.
Foi percebido pelo grupo que os valores obtido pelas medições com o paquímetro apresentam maior variação, em relação às medidas obtidas pelo micrometro. Concordamos também que omicrometro apresenta uma precisão superior ao paquímetro.








































INTRODUÇÃO TEÓRICA

PAQUÍMETRO E MICRÔMETRO

O paquímetro é um instrumento de precisão para medições em quatro posições, são elas: internas, externas, rebaixos e profundidades, com disponibilidade de uma gama de diferentes variações de medições em ummesmo instrumento.
Já o micrômetro por ser de uma melhor precisão sua capacidade de medição é mais restrita e especifica, exemplo: para efetuar uma medição externa com aproximadamente 20mm, usasse um micrômetro de (0 – 25 mm) externo.
Tanto o paquímetro quanto o micrômetro, nos dias de hoje são a base de qualquer engenharia para iniciação de projetos, estudos e entendimentos de medidas e dimensõesem geral.
Então para realizar nosso ensaio, onde fizemos várias medições utilizamos dois paquímetros universais de (0 – 200mm) junto à dois corpos de prova, e dois micrômetros (0-25mm) com quatro esferas, sendo duas metálicas e duas de vidro.
Nosso objetivo foi aprender a utilizar os instrumentos e entender suas características, para uma boa precisão de leitura e interpretação dos mesmos, echegar a bons resultados de estudo e analise das diversas medições realizadas com ambos (PAQUÍMETRO E MICRÔMETRO).



































MATERIAIS E MÉTODOS

1° Instrumento e suas características (PAQUÍMETRO)

Este instrumento de medição foi criado por Pedro Juan Nunes, Português, a fim de auxiliar nas navegações portuguesas do século XVI e apósalguns anos Pierre Vernier, Francês, desenvolveu um método para dividir as partes menores de uma divisão, o que resultou neste fantástico instrumento que é utilizado em todo mundo.
Atualmente encontramos vários tipos de paquímetro, que foram desenvolvidos para os mais diversos tipos de aplicações, mas o mais comum é o paquímetro universal, sua construção é feita em aço inox, e revestido por umtratamento térmico, que aumentará sua vida útil, reduzindo os desgastes. Ao manusear, este instrumento deveu ter o máximo de cuidado possível, pois durante a leitura de uma determinada medida, não podemos forçar o cursor na peça, pois podemos alterar a medida real da mesma e também danificar a precisão do instrumento.
Sua escala graduada é dotada por medidas em Polegada e Milímetro, e a precisão deum paquímetro universal pode encontrar medidas que variam de décimos e centésimos, mas não é recomendado este instrumento para trabalhos que requerem grande precisão.

Segue abaixo uma foto identificando as partes do paquímetro:






1- Régua principal – ou régua fixa, onde encontramos as medidas em milimetro e polegada.
2- Faces para medição – utilizado para leitura das medidas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MEDICÕES
  • Medições
  • Medições
  • Medicoes
  • Medições
  • Medições
  • medições
  • medições

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!