Medições

Páginas: 4 (946 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2012
Erros e Incertezas
Quando efetuamos uma medição estamos sujeitos a diversas formas de erros, dentre os quais podemos citar: grosseiros, aleatórios, acidentais, sistemáticos, inserção ou paralaxe.* ERRO ALEATÓRIO
É o resultado de uma medição menos a média que resultaria de um infinitivo número de medições do mesmo mensurando efetuadas sob condições de repetitividade. Em função de que apenasum finito número de medições pode ser feito, é possível apenas determinar uma estimativa do erro aleatório.
* ERRO SISTEMÁTICO
É a média que resultaria de um infinito número de medições do mesmomensurando, efetuadas sob condições de repetitividade, menos o valor verdadeiro do mensurando. Analogamente ao valor verdadeiro o erro sistemático e suas causas não podem ser perfeitamenteconhecidas.
* ERRO GROSSEIRO
Este erro é causado por falha humana na operação do instrumento, ou interpretação errônea nos resultados obtidos. Ex.: Erro ao ler posição na escala.
* ERRO ACIDENTALOcorre em função de um mesmo operador não conseguir repetir os mesmos resultados numa mesma medição.
* ERRO DE INSERÇÃO
Ocorre na montagem de um sistema de medição, onde utilizam-se mais de uminstrumento, gerando perdas devido a resistência dos materiais, e acumulação de incertezas devido ao número excessivo de materiais.
* ERRO DE PARALAXE
Ocorre através da observação errada do valor naescala analógica do instrumento, devido ao ângulo de visão. Esta não ocorre em instrumentos digitais.
Incerteza de Medição
É um parâmetro, associado ao resultado de uma medição, que caracteriza adispersão dos valores que podem ser fundamentalmente atribuídos a um mensurando.
Para efetuarmos o cálculo da incerteza de medição devemos seguir uma seqüência de passos, detalhada à seguir:
* 1.Cáculo do Desvio Padrão (S)

Onde:
s = Desvio Padrão;
MM = Média das Medidas;
M = Valores obtidos em cada leitura efetuada no sistema de medição;
n = Número total de ensaios em cada ponto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MEDICÕES
  • Medições
  • Medições
  • Medicoes
  • Medições
  • medições
  • Medições
  • medições

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!