Medição de vazão

Páginas: 5 (1119 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
Introdução

Nos dias atuais, a água ganhou tamanha importância que passa a ser considerada recurso natural estratégico. Teoricamente, por ser um recurso renovável, a água deveria estar sempre disponível para a população do planeta. Porém, como o consumo tem excedido a renovação da mesma, atualmente verifica-se um stress hídrico, em outras palavras, há escassez de água e também a diminuição dasua qualidade principalmente junto aos grandes centros urbanos, sobretudo devido à poluição hídrica por esgotos domésticos e industriais.
No âmbito do desenvolvimento sustentável, o manejo sustentável dos recursos hídricos compreende as ações que visam garantir os padrões de qualidade e quantidade da água dentro de sua bacia hidrográfica. Hoje é aceito o conceito de gestão integrada dos recursoshídricos como parâmetro de gestão da água.
Quase todos os países já adotaram uma "legislação das águas" dentro da disciplina de Direito Ambiental. No Brasil é a Lei 9.433/97 também denominada Lei das Águas.
A água possui diferentes tipos de uso, tais como: irrigação, abastecimento, energia hidráulica, controle de enchentes, piscicultura, lazer e outros. A fim de valorizar este recurso emfunção da sua natureza renovável e fluida, devemos nos importar com a necessidade de integrar a gestão da água em função destas diferentes utilidades.
Dentro do manejo sustentável dos recursos hídricos, há o estudo da mensuração de vazão da água. Na aula prática ministrada pelo Professor Doutor Adão Vagner, nos foi demonstrado várias metodologias de mensuração de vazão de condutos livres, cabendo aosalunos apresentar posteriormente qual método foi o mais preciso.

Materiais e métodos

O conceito de vazão pode ser dado como o volume de determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto livre ou forçado, por uma unidade de tempo.
No caso da aula prática, foi utilizado um conduto livre, uma curva de nível de aproximadamente 100m, que foi construída pelo professor nasdependências da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Goiás. Para promover o escoamento da água, o sistema foi construído sobre uma determinada declividade sendo alimentado por um conduto forçado, um tubo que liga a irrigação do pivô da Escola, simulando dessa forma um canal, como mostram as figuras:

Fonte: Cristóvão de Jesus V. Teixeira
Fonte: Cristóvão de Jesus V.Teixeira

Método volumétrico
É um dos métodos mais simples para a mensuração. Consiste em cronometrar o tempo que o conduto leva para encher um volume conhecido. Dessa forma, teremos os valores do volume e do tempo para calcularmos com a seguinte equação:
onde: Q ( L/s ) ; Vol ( L ) ; t ( s )

Em prática foi utilizado um tambor de 100L, um cronômetro e foram feitas 4 repetições, coletando aágua que escoava do tubo de irrigação.

Método do flutuador
O método do flutuador consiste em demarcar uma seção do conduto livre o mais retilínea possível, determinar uma distância entre dois pontos, medir a profundidade e a largura da seção, depois cronometrar o tempo que o flutuador leva para percorrer a distância dos dois pontos.
Na aula foi utilizada uma rolha de cortiça como flutuador,marcamos uma seção do sistema, foi feita a média das áreas das seções e a média dos tempos cronometrados que o flutuador levou para percorrer a distância entre os pontos.
Como este método determina somente a velocidade média da superfície, devemos fazer uma correção para se obter a velocidade média do fluxo de água, sendo que esta corresponde a 80~90% da velocidade da superfície. Na prática usamos85%.

Método da calha (MEDIDOR “WSC FLUME”)

Usado muito na mensuração da vazão em canais ou em sulcos de irrigação. Praticamente não há represamento na montante do ponto de instalação neste equipamento.
Pode ser construído em três tamanhos diferentes: pequeno, médio e grande.
Para a mensuração utiliza-se somente uma régua graduada que é encostada na parede lateral da entrada. Depois a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Medição de vazão
  • Medição de vazão
  • Medição de vazão
  • Medição de Vazão
  • Medição de vazão
  • Medição de vazão
  • Medição de vazão
  • Medição de vazão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!