Med2014

438 palavras 2 páginas
Tecido Epitelial de Revestimento

Um dos quatro tecidos básicos do organismo, o epitélio é derivado de todos os três folhetos embrionários. Tem como características principais ser formado por células adjacentes, muito próximas uma das outras,com uma forte adesão e com o seu material intercelular quase ausente ou inexistente em seus espaços extracelulares. Os epitélios formam membranas que recobrem a superfície corporal externa e suas cavidades ( boca,fossas nasais, tubo digestivo, pele,etc..), e revestem a superfície interna como o endotélio que reveste os vasos sanguíneos, e são conhecidos como epitélios de revestimento; quando constituem elementos secretores conhecidos como glândulas,é denominado de tecido epitelial glandular.

Todos os epitélios são sustentados por uma membrana basal. As membranas basais separam os epitélios dos tecidos de sustentação subjacentes, tem como característica de nunca serem penetrados por vasos sanguíneos; portanto os epitélios são avasculares e dependentes da difusão de nutrientes dos vasos sanguíneos subjacentes do tecido conjuntivo. Ela e formada de uma lâmina basal de derivação epitelial, e de uma lâmina reticular derivada do tecido conjuntivo.

As membranas epiteliais são classificadas de acordo com a forma das células da camada mais superficial (ver tabela),pode ser pavimentosa, cúbica ou colunar. O número de camadas celulares também determinam a sua classificação, quando existe uma única camada de células constitui um epitélio simples, quando duas ou mais camadas de células, constituem um epitélio estratificado. Em um epitélio simples, todas as células tocam a lâmina basal e atingem a superfície livre em alguns casos como nos epitélios pseudo-estratificados em que todas as células tocam a lâmina basal, entretanto as células são de tamanhos diferentes, e algumas não atingem a superfície livre. O epitélio estratificado que reveste internamente o trato urinário, onde as células superficiais não são

Relacionados