Med Vet - Pseudosciese

888 palavras 4 páginas
Medicina Veterinária – UNIMES
Professores: Thais Fonseca e Vinícius Campregher
Disciplina: Práticas Hospitalares e Biossegurança
Acadêmicos: João Tadeu Nantes, Jonathan Maquinez, Natascha Nasi e Shirlei Martins.

Comportamento Animal

Muitos problemas comportamentais incomodam os donos de cães e gatos, que, muitas vezes não sabem como lidar com seu animal por falta de conhecimento. Os principais problemas dos quais os proprietários queixam-se nos consultórios são:
Ansiedade de Separação;
Comportamento Destrutivo;
Vocalizações Excessivas;
Agressividade;
Medos e Fobias;
Hiperatividade.

Cada um dos problemas citados possui uma causa ou às vezes várias que, muitas vezes, acaba sendo induzida ou incentivada pelo próprio dono, porém, este não é o caso da Pseudociese. Popularmente conhecida como gravidez psicológica, é um distúrbio muito comum que afeta fêmeas inteiras (não castradas) fazendo com que estas tenham todos os sintomas de uma gravidez, porém, sem estarem gerando um filhote.
Pesquisas mostram que no mínimo 50% das cadelas sofrem ou já sofreram com os sintomas da pseudociese, não havendo discernimento entre as que já tiveram uma gestação e as que nunca sequer cruzaram. Os principais sintomas são:
Falta ou excesso de apetite;
Mudanças Comportamentais;
Inchaço nas glândulas mamárias e produção de leite.
Durante o período em que ocorre, o instinto maternal das fêmeas torna-se muito aguçado, elas podem tornar-se mais agressivas, territorialistas, “adotarem” objetos ou filhotes de outros animais como se fossem seus. Tudo isso tem uma explicação genética. Como os cães descendem dos lobos, pensando numa alcatéia é fácil entender o que gera esse comportamento:
Os lobos dominantes tendiam a ser os únicos a acasalarem, gerando filhotes, porém, estes não podiam parar de caçar para vigiá-los, o que gerou nas outras fêmeas, a necessidade de alimentar e cuidar dos mais novos, mantendo-os a salvo e preservando a linhagem. Para que isso fosse

Relacionados