MECFLU_NOVA

4427 palavras 18 páginas
INTRODUÇÃO À MECÂNICA DOS FLUIDOS A Mecânica dos fluidos é a área onde são estudados os fenômenos físicos relacionados ao movimento dos fluidos (ar, água etc). Na área de Refrigeração e Ar Condicionado esse conhecimento é fundamental, já que todos os sistemas de distribuição de ar através de redes de dutos, sistemas de condensação, tubulações de fluidos refrigerantes para sistemas industriais e sistemas de distribuição de água gelada são projetados a partir da física do movimento dos fluidos. Na figura a seguir ilustramos as principais aplicações da mecânica dos fluidos – vemos dutos para de insuflamento para levar ar dos fan-coils ao ambiente, bombas de água de condensação – para transportar a água que resfria o fluido refrigerante que atravessa o condensador do chiller, bombas de água gelada, que transporta a água resfriada pelo chiller até os fan-coils. A determinação do diâmetro das linhas de água gelada, de água de condensação, das dimensões dos dutos e as potências das bombas serão objetos de nosso estudo.

Figura 1 – Sistema de água gelada

Este texto simples tem como objetivo resumir alguns conceitos básicos da área. Vamos começar relembrando alguns conceitos de energia, trabalho, potência, densidade e de pressão. Depois vamos relembrar os conceitos da Estática dos Fluidos, onde são estudadas as Leis de Stevin, Princípios de Palcal e de Arquimedes.

A seguir vamos apresentar a equação geral da conservação da energia em escoamentos, a famosa Equação de Bernoulli. Através desta equação e das informações básicas para determinação da perda de carga em escoamentos vamos entender como são dimensionadas as bombas d´água. Finalmente vamos aprender como os dutos e as tubulações de distribuição de água / fluido refrigerane são dimensionadas. Mais informações sobre o assunto podem ser facilmente encontradas em catálogos, páginas de internet, livros e no portal do WIKI – www.sj.cefetsc.edu.br/wiki . Desejamos sucesso nesse

Relacionados