Mecatronica e o meio embiente

6970 palavras 28 páginas
CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SECUNDÁRIO Técnico de Mecatrónica

PROGRAMA
Componente de Formação Técnica Disciplina de

Tecnologia Mecatrónica
Escolas Proponentes / Autores
E P de Gaia Eng. António Jorge G. Antão (Coordenador)

Direcção-Geral de Formação Vocacional 2005

Programa de TECNOLOGIA MECATRÓNICA TÉCNICO DE MECATRÓNICA

Cursos Profissionais

Parte I

Orgânica Geral

Índice:
Página

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Caracterização da Disciplina ……. ……. … Visão Geral do Programa …………. …...... Competências a Desenvolver. ………. …. Orientações Metodológicas / Avaliação …. Elenco Modular …….....………………........ Bibliografia …………………. …………. ….

2 2 3 4 6 7

1

Programa de TECNOLOGIA MECATRÓNICA TÉCNICO DE MECATRÓNICA

Cursos Profissionais

1. Caracterização da Disciplina
A disciplina de Tecnologia Mecatrónica, a qual é parte integrante da componente Técnica, é leccionada ao longo dos três anos de Formação do Curso com uma carga horária total de 396 h. Esta disciplina pretende dotar o aluno com valências que lhe permitam realizar a programação e operação de máquinas-ferramentas equipadas com controlo numérico, a programação e operação de manipuladores industriais e robots, bem como a concepção/programação de circuitos e automatismos, controlados electronicamente, por meio de autómatos, ou por processos electromecânicos, electropneumáticos ou hidráulicos.

2. Visão Geral do Programa
O programa permite ao aluno a aquisição de um conjunto de conhecimentos relacionados com a sua futura actividade profissional como técnico de nível III de Mecatrónica. Tal como o termo Mecatrónica sugere, o programa contempla temas actuais relacionados com a integração da Electrónica, Electrotécnica, Computação, Controlo e da Mecânica. Esta integração (sinergia) é, actualmente, cada vez mais frequente no projecto, fabricação e manutenção de uma grande variedade de produtos e processos da nossa Indústria. Assim o programa abarca temas que abordam a integração do

Relacionados