Mecantismo

724 palavras 3 páginas
A ciência econômica – discussão sobre o objeto
Principais conceitos que caracterizam as teorias econômicas.

1. Qual a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento econômico?
R: Crescimento econômico é um aumento na produção/venda do bem que está sendo avaliado, por exemplo, em padrão nacional o crescimento brasileiro seria o aumento do produto interno bruto – Já o desenvolvimento econômico (usando a mesma linha de exemplo) seria o aumento econômico da população brasileira, ou seja, o desenvolvimento econômico está completamente interligado ao bem estar social.

2. Qual o principal problema econômico que o Brasil enfrenta? Apresente uma argumentação baseada em fatos e opine.
R: Um grande problema enfrentando pelo Brasil, é a falta de mão de obra qualificada fazendo com que empresas fiquem sem funcionários ou as mesmas se obrigam a buscar mão de obra em outros paises, fazendo com que o Produto/Serviço fique muito mais caro, e deixando a taxa de desemprego no Brasil alta.
Um fato recente que confirma minha pesquisa, aconteceu no Rio de Janeiro/RJ exatamente nas obras para a copa do mundo no Maracanã. Para colocar a lona de cobertura do estádio, não foi encontrada mão de obra nacional para realizá-la, fazendo com que fosse importada mão de obra alemã, dando um custo elevadíssimo e desnecessário a obra. Eu particularmente acho que o Brasil vendo isso, e sabendo que isso é um fato corriqueiro nacional, o Brasil não faz nada para amenizar o problema, sendo que muitas das incitativas são voluntárias e de impressas privadas.

3. Como você vê o Brasil no contexto mundial?
R: Vejo o Brasil com um desenvolvimento e um crescimento econômico bom, com um ótimo sistema de importações e exportação que foi primordial para uma amenizada no impacto da crise mundial. Mas ainda com grandes dificuldades que devem ser tratadas com exclusividade, como Segurança, Educação, e Miséria.

4. Se você fosse o ministro da fazenda, qual a ancora que você proporia para

Relacionados