Mecanização alternativa: tração animal

Páginas: 10 (2424 palavras) Publicado: 2 de agosto de 2012
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - UFRA











MECANIZAÇÃO ALTERNATIVA: TRAÇÃO ANIMAL




















PARAUAPEBAS
2011

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - UFRA


ELLEN KÊNIA SARAIVA
FRANCIELLEM THAYUYNA
GREICY DANIELLEFEITOSA
JOYCE CORDEIRO FEITOSA
KÁSSIA CRISTINA FERREIRA


MECANIZAÇÃO ALTERNATIVA: TRAÇÃO ANIMAL





Trabalho apresentado à Universidade Federal Rural da Amazônia, como parte das exigências do curso de graduação em Zootecnia, área de Máquinas Motores e Mecanização, para obtenção da segunda nota de avaliação parcial.





PARAUAPEBAS
2011

1 – INTRODUÇÃOA tração animal é uma das práticas mais antigas com animais e vem perdendo espaço para tecnificação do meio rural, o que nem sempre é viável, pois o custo de um animal treinado é bem mais em conta e degrada menos o meio ambiente.
Por muito tempo os animais serviram de auxílio para os agricultores de pequenas propriedades. Hoje ele é, ainda, bastante aproveitado, principalmente em regiões menosdesenvolvidas, acidentadas, ou em propriedades de menor tamanho onde o emprego de um trator torna-se inviável economicamente. Além disso, essa técnica também é utilizada em grandes propriedades para complementar o trabalho da mecanização.
A escolha dos animais para tração muitas vezes é limitada pela disponibilidade dos mesmos na região. A capacidade de trabalho da tração animal relaciona-secom o peso vivo, a velocidade de trabalho e a espécie. Os animais mais aptos para tração usados em nosso país são os eqüídeos e bovinos, sendo comum o emprego dos bubalinos na região norte do Brasil (/http://www.ebah.com.br, 02/11/11).
Como os eqüinos apresentam maior mansidão e são mais ágeis, são os mais utilizados. Porém, pela necessidade dos bovinos andarem aos pares ou juntas (na traçãoanimal), estes são os menos utilizados, pois dessa forma dificultam o atrelamento.
A tração animal resolve as principais limitações das propriedades, sem substituir a mão-de-obra pela máquina e aumentando a produtividade em todos os níveis, pois a mecanização não é viável em regiões de relevo muito acidentado, características de muitas pequenas propriedades (http://www.ruadireita.com, 02/11/11).
Ospequenos estabelecimentos rurais são de importância indiscutível na produção agropecuária mundial, e trabalham quase sempre em condições tecnológicas impróprias, ou por utilizarem tecnologia muito tradicional, ou por terem adquirido tecnologia não adaptada as condições técnicas ou sócio-econômicas(http://www.ruadireita.com, 02/11/11).
O aprimoramento da força animal, combinando a tração animal coma mecanização, oferecem excelentes vantagens tanto na escala de produção, como nas condições topográficas das áreas de cultivo (http://www.ruadireita.com, 02/11/11).

































2 – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA


2.1– MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA

As pequenas propriedades rurais fornecem o maior volume de produtosin natura para o abastecimento direto do mercado interno do país (http://www.cpt.com.br, 02/11/11). Um dos principais fatores que contribui sensivelmente para o aumento da produtividade é a mecanização dos processos. São diversas as tarefas que podem ser executadas com grande facilidade e eficiência, por meio da mecanização agrícola. Com isso, os custos de produção são menores e a propriedadeconsegue se tornar mais competitiva no mercado (http://www.cpt.com.br, 02/11/11).
A maioria das operações agrícolas, em pequena escala, pode ser feita utilizando-se microtratores. Para isso, existem diversos equipamentos adequados como o arado de discos, a carreta, o cultivador, a enxada rotativa, a grade de discos, o perfurador de solo, a plaina traseira, a semeadora, a roçadora e o sulcador...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tração animal
  • tração animal
  • Prinicipios éticos e alternativas à esperimentaçao animal
  • mecanização
  • mecanizacão
  • Mecanização
  • Mecanização
  • Mecanização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!