Mecanismos de formação de cavaco

Páginas: 3 (552 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2012
Universidade Federal da Bahia
Escola politécnica da Bahia
Departamento de Engenharia Mecânica
Disciplina: Usinagem (Eng 326)
Professor: Saulo
Aluno:

Mecanismo de formação de cavaco
AFormação do cavaco influencia diversos fatores ligados à usinagem, tais como o desgaste da ferramenta, os esforços de corte, o calor gerado na usinagem, penetração do fluido de corte, etc.
Quanto maior adeformação do cavaco sendo formado, menor o ângulo de cisalhamento e maiores são os esforços de corte.
A parte de trás do cavaco é rugosa devido ao fato de a deformação não ser homogênea. Isto é devido àpresença de pontos de baixa resistência ou concentração de tensão presente no metal usinado.
O Fenômeno de deformação do cavaco é periódico. Essa periodicidade foi comprovada experimentalmente pormeio da medida da frequência e da amplitude de variação da intensidade da força de usinagem.
Na Usinagem de materiais dúcteis, que tem grande zona plástica e, por isso, deformam-se bastante antes daruptura, essas quatro fases são bem pronunciadas.
Trent e Wrigert defendem a teoria de que, interface cavaco-superfície de saída da ferramenta, existe uma zona de aderência e, logo após esta, uma zonade escorregamento entre o cavaco e a ferramenta. A zona de aderência ocorre devido às altas tensões de compressão, às altas taxas de deformação e à pureza do material da peça em contato com aferramenta. As condições de aderência são favorecidas por altas velocidades de corte, longos tempos de usinagem e pequenas diferenças entre o material da peça e da ferramenta. Quanto maior a zona deaderência, maiores são às temperaturas de corte e a força de usinagem.
Materiais frágeis como ferro fundido cinzento tendem a formar cavacos na forma de pequenas partículas. Por outro lado, materiais tendem aformar cavacos longos e contínuos que são perigosos e difíceis de manusear.
O principal fator determinante do tipo de cavaco é o material da peça usinada. Em geral, materiais dúcteis (aços,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mecanismo de formação do cavaco (FEG)
  • Mecanismo de formação do cavaco
  • Usinagem –Mecanismo de Formação do Cavaco
  • Formação de Cavaco
  • Formaçao de cavaco
  • processo de formação mecânica com redução de cavaco
  • Os mecanismos de troca da membrana plasmática e sua importância na formação do nutricionista
  • Cavacos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!