Mecanismos de defesa - testes gráficos

Páginas: 8 (1900 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Defesas nos testes gráficos
Elza Gassano de Piccolo

O texto tem como objetivo descrever o modo específico com que se manifestam as defesas nos instrumentos projetivos gráficos visando assim facilitar o processo diagnóstico. As defesas fazem parte de processos dinâmicos e são vivenciadas como fantasias inconscientes relativas a aspectos do ego e/ou do objeto, enfatizados, depreciados,controlados, divididos, não vistos, etc., cujo objetivo é diminuir a ansiedade existente nos vínculos objetais e preservar o equilíbrio. Dessa forma, as defesas, apoiadas na fantasia, constituem a “melhor solução” conseguida pelo sujeito nas relações com seus objetos e são expressas pela percepção e valorização de alguns aspectos da realidade e do ego e neutralização de outros para evitar o sofrimentopsíquico.
É importante compreender a dinâmica dos processos defensivos e, para tanto devem ser observados os seguintes aspectos: qual é a modalidade defensiva (manifesta e latente); por que o ego optou por ela; para que optou por ela; a que nível evolutivo corresponde a modalidade defensiva; que características têm essa configuração defensiva (plasticidade, rigidez, etc.).
- Mecanismos deIdentificação Projetiva: é o mecanismo pelo qual o ego deposita um vínculo num objeto (interno ou externo) que passa a ter as características deste vínculo projetado. O mecanismo pode ser considerado normal ou patológico de acordo a quantidade e qualidade da fantasia ou parte do ego projetada. Os mecanismos de I.P. excessivos unidos aos mecanismos de “splitting” (desintegração do objeto)manifestam-se nos desenhos através de: fracasso na organização gestáltica, alterações lógicas, a folha em branco é tratada como depositária de objetos rompidos em pequenos pedaços, confusos e persecutórios, não há boa delimitação ente mundo interno e externo, figuras fragmentadas.
Mecanismos Esquizóides:
- Mecanismo de Dissociação: é o mecanismo pelo qual o ego e um objeto único são divididos,fantasmaticamente, em dois. A divisão é estabelecida em função das características idealizadas e persecutórias (vínculos entre um ego agressivo e um objeto idealizadamente persecutório, e um ego cheio de amo e um objeto idealizadamente bom). A dissociação se manifesta com mais ou menos intensidade em toda a produção gráfica. É importante verificar: seu grau de patologia e quais são os aspectos do ego edo objeto que são mantidos separados. Quanto aos traços formais, os desenhos se apresentam muito delimitados, rígidos, duros. Os personagens humanos possuem características de super-poderes (idealmente bom ou persecutório), capacidade defensiva diante de possíveis ataques do mundo exterior. As casas são representadas como castelos, fortalezas.
- Mecanismo de Idealização: Estáinevitavelmente unido ao mecanismo de dissociação, e defende, inicialmente, de ansiedades persecutórias. Vincula-se à negação mágica onipotente: as características indesejáveis do objeto são negadas, é, simultaneamente, recoberto de “bondade”. Expessa-se nos desenhos pela ênfase do poder mágico e, basicamente, do poder defensivo ante possíveis ataques de morte. As figuras humanas são grandes, com exaltação dacapacidade mágica-onipoente de domínio e controle (Deus), de proteção aos fracos (super-heróis), comando (reis, polícia) ou de força física (lutadores).
- Mecanismo e Negação e Controle Onipotente: São mecanismos primitivos que respondem à impotência do ego ante seus impulsos destrutivos e as estes impulsos projetados no objeto. A negação, como processo defensivo, tem por finalidade não veros aspectos do ego e do objeto que aterrorizam. Está ligada ao controle onipotente, à fantasia de possuir tanto o ego quanto o objeto idealizado, capacidade de controle e manipulação do objeto persecutório. Nos desenhos: os mecanismos de negação evidenciam-se por figuras humanas pobres, de olhos fechados, sorrisos estereotipados, baixo contato com o meio e características infantis, fechadas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mecanismo de defesa
  • Mecanismo de Defesa
  • Mecanismo de defesa
  • MECANISMOS DE DEFESA
  • Mecanismos de defesa
  • Mecanismos de defesa do eu
  • MECANISMO DE DEFESA
  • Mecanismos De Defesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!