Mecanismos de defesa do eu

Páginas: 4 (930 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2014



Mecanismos de defesa

Introduçao aos mecanismos de defesa

Os mecanismos de defesa constituem operações de proteção postas emjogo pelo Ego ou pelo Si-mesmo para assegurar sua própria segurança. Os mecanismos de defesa não representam apenas o conflito e a patologia, eles são também uma forma de adaptação. O que torna “asdefesas” um aspecto doentio é sua utilização ineficaz ou então sua não adaptação às realidades internas ou externas.
Os mecanismos de defesa fazem parte dos procedimentos utilizados pelo Eu (Ego) paradesempenhar suas tarefas, que em termos gerais consiste em evitar o perigo, a ansiedade e o desprazer
Entre os mecanismos de defesa é preciso considerar, por um lado, os mecanismos bastante elaboradospara defender o Eu (ego), e por outro lado, os que estão simplesmente encarregados de defender a existência do narcisismo. Freud (1937) diz que mecanismos defensivos falsificam a percepção interna dosujeito fornecendo somente uma representação imperfeita e deformada.
Os mecanismos de defesa constituem operações de proteção postas em jogo pelo Ego ou pelo Si-mesmo para assegurar sua própriasegurança. Os mecanismos de defesa não representam apenas o conflito e a patologia, eles são também uma forma de adaptação. O que torna “as defesas” um aspecto doentio é sua utilização ineficaz ou entãosua não adaptação às realidades internas ou externas. (Bergeret, 2006).

Conceitos e alguns exemplos

Foi a partir de um desses mecanismos, o recalque, que o estudo dos processos neuróticos seiniciou. Os mecanismos de defesa mais elaborados concernem ao Eu (ego), enquanto que de natureza mais primitiva se refeririam antes ao Si-mesmo.
Nas organizações psicóticas toda uma parte predominantedo conflito profundo dá-se com a realidade. A angústia é uma angústia de fragmentação, seja por medo de um impacto violento demais por parte da realidade, seja por temor por perda de contato com essa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mecanismo de Defesa
  • Mecanismo de defesa
  • MECANISMOS DE DEFESA
  • Mecanismos de defesa
  • MECANISMO DE DEFESA
  • Mecanismos De Defesa
  • Mecanismos de Defesa
  • Mecânismos de defesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!