MECANISMOS DE ADAPTAÇÃO AO EXERCÍCIO FÍSICO

Páginas: 10 (2499 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

MECANISMOS DE ADAPTAÇÃO AO EXERCÍCIO FÍSICO





Grupo de trabalho:
Marisa Cabral nº22
Marco Baleira nª20
11ºB












MECANISMOS DE ADAPTAÇÃO AO EXERCÍCIO FÍSICO





Grupo de trabalho:
Marisa Cabral nº22
Marco Baleira nª20
11ºB

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de E. Física











Sumario:Introdução………………………………………………………………………………………………..pág. 4
Desenvolvimento………………………………………………………………………………………pág. 5
Entrevista…………………………………………………………………………………………………pág.11
Conclusão……………………………………………………………………………………………..pág. 12
Bibliografia……………………………………………………………………………………………..pág. 13



















Introdução:
O nosso trabalho tende a abordar o exercício físico de uma forma cuidada e com todas suas componentes... Fizemos também uma entrevista para que seja mais fácil abordaro tema com um caso concreto.





















O desenvolvimento da capacidade desportiva é representado pela adaptação dos órgãos que determinam o rendimento. O resultado da adaptação (modificação do nível funcional das estruturas e sistemas orgânicos dos atletas), depende das circunstâncias do treino (carga; estímulo), e da competição se ela é espontânea ou programada.Estes níveis funcionais apresentam sempre um carácter específico, que depende da especificidade da carga e dos movimentos da ou das modalidades/especialidades que se praticam. Níveis funcionais diferentes dependem de:
a) desenvolvimento ontogénico(série de transformações sofridas por um ser desde a sua geração até ao completo desenvolvimento) do atleta;
b) duração do treino;
c) grau dedesenvolvimento atingido na especialização.
Processos de autorregulação:
Homeostasia – estado de adaptação dos diferentes órgãos e sistemas biológicos, em que existe um equilíbrio dinâmico entre os processos degenerativos e de síntese. Sempre que um estímulo interrompe a homeostasia, o organismo tentará reconstituir um novo equilíbrio correspondente à situação modificada. Caso o organismo seja submetidoa um estímulo elevado ao qual ainda não tenha sido sujeito, a homeostasia é interrompida. A resposta a este tipo de estímulo por parte do nosso organismo, consiste num aumento dos processos constitutivos como forma de se proteger de um esgotamento excessivo, caso venha a ser submetido novamente a uma carga desta natureza. Isto significa que os processos regenerativos não procuram apenas recuperaro nível inicial (homeostasia), mas superá-lo, seguindo o princípio da supercompensação. Contudo, se este estímulo se dá isoladamente, a supercompensação vai-se perdendo e volta-se a um estado de homeostasia, isto é, ao nível inicial. (Nota: A supercompensação é o primeiro nível de adaptação do organismo à actividade muscular e condição necessária para o aparecimento deste fenómeno de adaptação éa superação de um determinado limiar crítico limiar crítico limiar crítico de treino de treino. Por outro lado, se a carga a que passamos a submeter o organismo é muito mais baixa de que o normal, ao fim de determinado tempo o organismo adaptar-se-á a esta nova situação: gasta menos, ou seja, instala-se um novo equilíbrio a um nível inferior de rendimento.)
O organismo pretende conseguir emtodos os processos de adaptação um efeito máximo com o mínimo de esforço. No desporto de alto rendimento procura-se uma adaptação a cargas cada vez maiores. É através do treino que se torna possível aumentar a energia disponível, ou seja, o seu limiar de mobilização. Em situações favoráveis, o desportista pode conseguir activar até 95% do total das suas energias.

TREINO
OBJECTIVOS DO TREINO:
1.Psicomotores – abrangem as capacidades condicionais e coordenativas que estão no centro do processo de aprendizagem.
2. Cognitivos – englobam os conhecimentos tácticos e técnicos do atleta, permitindo uma maior eficácia do treino.
3. Afectivos – incluem a força de vontade, a superação, o domínio de si mesmo.
Correlacionam-se com os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exercicio e adaptação
  • RESUMO DO ARTIGO Metabolismo do glicogênio Muscular durante o exercício físico: mecanismos de regulação
  • Mecanismos Envolvidos na Cardioproteção Induzida pelo Exercício Físico: Uma Revisão Sistemática
  • Exercícios Mecanismo
  • Exercicio de Mecanismo
  • Adaptação para deficientes fisicos
  • Exercicios fisicos
  • EXERCÍCIOS FISICOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!