Mecanismos de ação dos antibióticos

Páginas: 3 (704 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2013
Mecanismos de ação dos antibióticos
Os antibióticos atuam sobre os microorganismos de diversas maneiras. Os principais pontos de ação incluem:
1- Inibição da síntese do peptideoglicano da paredecelular bacteriana;
2- Lesão da membrana citoplasmática;
3- Interferência na síntese de ácido nucleco e proteínas.

Nas seções seguintes você aprenderá os mecanismos pelos quais váriosantibióticos importantes destroem os microorganismos infecciosos.A toxidade seletiva dos agentes quimioterápicos baseia-se nas diferenças entre as estruturas e a composição química das células procarioticas eeucarióticas.
Inibidores da síntese da parede celular
Os antibióticos B-lactanicos (penicilinas e cefalosporinas) afetam a síntese dos componentes do peptideoglicano da parede celularbacterianaa.Sem um “cinturão” de peptídeoglicano rígido em volta da bactéria,a célula geralmente morrerá por absorção de agua, aumento do volume e consequente rompimento.
Como foi visto anteriormente, abiossíntese de peptideoglicano envolve uma sequencia de etapas e pode inibir a síntese do peptideoglicano.
As penicilinas e as cefalosporinas atuam inibindo uma etapa particular,em que ligações cruzadas sãoformadas entre as cadeias de peptideoglicano não é rígido e, desta forma, não pode fornece um “revestimento” firme para a célula.
Outro mecanismo de ação das penicilinas baseia-se no fato de que asparedes celulares das bactérias contêm enzimas que podem destruir o peptideoglicano.Isto é em função da necessidade de algumas vezes ocorrer quebra do peptideoglicano para permitir a adição de novospeptideoglicanos a parede de uma célula em crescimento.Normalmente, estas enzimas degradadoras estão presentes na parede celular.Entretanto,em algumas bactérias,a adição da penicilina no meio decultura promove a perda destes inibidores, permitindo desta forma que as enzimas quebrem o peptideoglicano.
No laboratório, as células bacterianas susceptíveis a penicilina podem ser protegidas da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antibióticos e respetivos mecanismos de ação
  • Mecanismos de ação dos antibioticos
  • Mecanismos de Resistência aos Antibióticos
  • Mecanismo de ação
  • mecanismo de ação
  • Mecanismo de ação
  • mecanismo de açao
  • Mecanismos de ação do GH

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!