Mecanismos Bioqu Micos Seminario De EMA

294 palavras 2 páginas
Mecanismos bioquímicos
O ecossistema aquático abriga em suas cadeias alimentares seres fotossintetizantes, como as algas. Eles são chamados de produtores por fabricar alimento necessário para a sobrevivência dos demais organismos. O ecossistema, abriga, ainda os seres chamados consumidores, chamados assim por necessitarem, direta ou indiretamente, ingerir alimentos fabricados pelos fotossintetizantes.

• Há um equilíbrio natural entre consumidores e produtores, entre a reação da fotossíntese e a reação da respiração. Para que essas reações ocorram são necessários diversos elementos, tais como:nitrogênio,fosforo,potássio,ferro, além de carbono, oxigênio e hidrogênio após o uso desses elementos eles precisam ser devolvidos ao meio, mesmo que de outra forma, os responsáveis por essa devolução são os seres decompositores a partir dos resíduos orgânicos e/ou da morte dos seres vivos.

Seres Produtores
• Produtores: são os organismos autotrófcos cloroflados, ou seja, os que produzem seus próprios alimentos por meio da fotossíntese.
Eles transformam a energia luminosa em energia química, sendo dessa forma o único processo de entrada de energia em um ecossistema. Seres Consumidores
• Consumidores: são aqueles que se alimentam dos produtores ou de outros consumidores, tais como: peixes herbívoros, peixes carnívoros e aves aquáticas.

Seres Decompositores
• Decompositores: são responsáveis pela reciclagem da matéria orgânica, fazendo a decomposição e a degradação em matéria inorgânica, que é reaproveitada pelos produtores dando continuidade ao ciclo. Estes são os micro-organismos como fungos e bactérias.

Autodepuração
• A autodepuração realiza-se por meio de processos físicos (diluição e sedimentação), químicos ( oxidação) e biológicos. A decomposição da matéria orgânica corresponde então a um processo biológico integrante do fenômeno de autodepuração.
• A matéria orgânica biodegradável é consumida pelos decompositores anaeróbios, que transformam os compostos

Relacionados