MECANISMO DE UM SISTEMA DE AMORTECIMENTO PUSH ROD ArtigoSIEF2104v4

4046 palavras 17 páginas
MECANISMO DE UM SISTEMA DE AMORTECIMENTO PUSHROD
Cristhian Allan Cansi, cc001301@fahor.com.br
Diego Roberto Mayer, dm001346@fahor.com.br
Fabiano Cassol, fabiano@fahor.com.br
Marcos Antônio Lenz, ml001341@fahor.com.br
FAHOR, Avenida dos Ipês, 565, Horizontina-RS, Brasil
Resumo: Novas tecnologias na área automobilística são atrativos para empresas que buscam inovar e, desejam garantir excelência no setor de carros de alta velocidade. No entanto, as inovações tecnológicas vêm tornando-se o diferencial competitivo para o mercado atual do século XXI. Com isso, novos conceitos de amortecimento estão sendo desenvolvidos, como o de sistema de amortecimento pushrod. Assim, detaca-se que o presente artigo mediante estudos teóricos, tem como objetivo apresentar o estudo do grau de liberdade através dos métodos de Gruebbler e Kutzbach e, além disso, calcular o posicionamento do sistema de quatro barras. Tendo em vista o melhor entendimento do mecanismo, foi desenvolvido através do software de CAD, o SolidWorks, um protótipo. Posteriormente foi fabricado e montado o mecanismo de amortecimento pushrod.
Palavras-chave: Mecanismo, pushrod, amortecimento, protótipo, movimento
1.

INTRODUÇÃO

Mecanismos e máquinas são empregados desde a antiguidade pelo homem. Norton (2009) cita que os antigos egípcios construíram máquinas para poder construir as pirâmides e outros monumentos. O homem buscava substituir e facilitar o esforço humano, desenvolvidos principalmente na agricultura, caça, pescaria e etc, ou também, em armas e assim por adiante. Conforme a necessidade humana, as evoluções nesta área foram avançando principalmente no campo da indústria, como em metalúrgicas, montadoras e outros.
O sistema de amortecimento pushrod foi desenvolvido primeiramente para os carros de formula 1, oferecendo maior performance dinâmica. De acordo com a empresa Lamborghini, esse sistema de amortecimento permite uma conduta mais confiável, com maior estabilidade lateral, o que garante conforto e

Relacionados