Mecanismo de fabricação da enzima triptofano hidroxilase.ano hidroxilase.

261 palavras 2 páginas
Explique o mecanismo de fabricação da enzima triptofano hidroxilase.

A enzima Triptofano Hidroxilase ou Triptofano Monooxigenase é uma enzima que catalisa a hidroxilação de triptofano a 5-hidroxitriptofano na presença de NADPH e oxigênio molecular, e seu gene da triptofano hidroxilase está localizado no braço curto do cromossomo 11, entre as regiões 11p15.3 e p14 (Craig, 1991) , a enzima está relacionada com a produção de serotonina no cérebro e mesencéfalo. O triptofano pode ser encontrado em alimentos ricos em proteínas, como carne, peixe, peru e laticínios, para a psiquiatria, sua importância deve-se ao fato de ser o precursor direto da serotonina, esta, está intimamente ligada a transtornos do humor, ou transtornos afetivos, ou seja, os níveis de serotonina determinam se a pessoa está deprimida, propensa à violência, irritada, impulsiva ou gulosa, por exemplo, sendo assim, a maioria dos medicamentos antidepressivos agem com o intuito de aumentar a produção de serotonina.
Resumindo, o triptofano, ou melhor, a captação do triptofano é o primeiro passo para a síntese da serotonina no SNC e em outras áreas do corpo. O Triptofano, por sua vez, provém especialmente da dieta protéica, é transportado ativamente por carregadores comuns a outras cadeias de aminoácidos. Deste modo, o nível de triptofano, principalmente no cérebro, é influenciado não apenas pela sua concentração no plasma sanguíneo, mas também pela concentração nesse mesmo local de outros aminoácidos que competem por estes mesmo carreadores protéicos.

Referências: http://www.infoescola.com/neurologia/serotonina/ http://www.bv.fapesp.br/pt/pesquisa/?q=%22Triptofano%20hidroxilase%22&index

Relacionados