mecanismo de defesa

Páginas: 8 (1968 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Esse trabalho tem por objetivo a criação de vinhetas, através das situações apresentadas foram identificados quais mecanismos de defesa foram utilizados pelo ego a fim de diminuir a ansiedade causada e não promover o sofrimento psíquico.

1 - Helena aos trinta anos ficou viúva, com três filhos para criar. Ricardo era seu filho mais velho e a mãe tinha com ele uma relação muito próxima. Todospercebiam que ela era apaixonada por aquele filho. Ricardo, nas férias de verão vai á praia com sua esposa, lá ocorre um incidente e ele morre afogado. Após o incidente, ao conversar com as pessoas fala do filho como se este ainda estivesse vivo. Em uma conversa com uma amiga ela diz que precisa se arrumar, pois Ricardo vai chegar e não pode vê-la desarrumada. Passado algum tempo Helena pareceestar superando o luto mas todos percebem que ela passa a agir como se fosse Ricardo, incorporando seu comportamento e fazendo tudo como ele faria.
Helena, após o falecimento de seu filho, encontra-se em intenso sofrimento psíquico. Num primeiro momento seu ego lança mão da negação, agindo como se o filho estivesse vivo e esperando sempre a chegada dele. Em um segundo momento a negação parece nãoter sido eficiente, então lança mão da introjeção, incorporando o comportamento do falecido filho.

2 - Júlia está a cinco anos em um relacionamento estável, morando com Lucas. Ele a chama para conversar sobre o relacionamento dos dois e diz que é melhor que se separem, pois o relacionamento, segundo ele, está muito desgastado, assim pondo fim à relação. Ela fica desesperada pois ainda o ama econtinua a morar na mesma casa que ele, alegando que estão dando um tempo para pensar, pois realmente tinham problemas de relacionamento e que a união poderia ser reatada . Passado algum tempo, Júlia percebe que Lucas está levando uma vida de solteiro, saindo com outras mulheres e que o relacionamento acabou, passando a perder peso, não se alimenta mais e finalmente desenvolve um quadro de depressão.A pedido de sua mãe volta para a casa dos pais, para recomeçar sua vida e tratar-se da Depressão.
Júlia com o impacto da separação entra em sofrimento psíquico, em um primeiro momento lança mão da negação porque acredita que estão apenas se afastando por um tempo e que o relacionamento tem volta, em seguida lança mão da racionalização justificando de maneira lógica que o relacionamento tinhaproblemas e que precisavam deste tempo. Finalmente se dá conta do fim do relacionamento e lança mão da somatização, que fica claro quando ela desenvolve uma depressão.



3 – João é um adolescente que tem muitos problemas com o pai, que parece não aceitá-lo, pois tem uma personalidade calma e pacífica, ao contrário do pai, que é autoritário e agressivo. No casamento da irmã de João o pai dá umafesta, reunindo trezentas pessoas na fazenda em que moram. Durante a festa após uma discussão de João com seu pai, ele leva uma surra, na presença de todos os convidados. Os anos passam e João torna-se adulto e sai de casa, mas desenvolve uma fobia a estar em lugares com muitas pessoas. Quando, por motivos de trabalho, é obrigado a participar de eventos com muitas pessoas, tem ataques de pânico nãoconseguindo respirar e tendo que ser retirado do local. Incentivado por amigos ele vai ao médico e após verificar que não possui nada orgânico que justifique o caso é mandado para o psicólogo para tratamento.
Verifica-se que o ego de João lançou mão do Isolamento fazendo uma separação entre o medo que o pai lhe causou do acontecimento e em seguida do deslocamento quando deslocou o medo e oconstrangimento que o pai lhe causou (sentimento emocional), para situações com muitas pessoas (fobia). Também quando colocado em situações que vão de encontro com sua fobia ( aglomeração de pessoas), seu ego lança mão de uma crise conversiva, que se apresenta quando tem ataques de pânico, que ocorrem sem nenhuma causa comprovadamente clínica.

4 – Adriana é filha de um fazendeiro. Cada vez que na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mecanismo de Defesa
  • Mecanismo de defesa
  • MECANISMOS DE DEFESA
  • Mecanismos de defesa
  • Mecanismos de defesa do eu
  • MECANISMO DE DEFESA
  • Mecanismos De Defesa
  • Mecanismos de Defesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!