Mecanismo de ação da prolactina

Páginas: 5 (1145 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
MECANISMO DE AÇÃO DA PROLACTINA
A PRL age por meio de um receptor do tipo citocina, que se localiza na superfície da célula, composto por três domínios (extracelular, transmembrana e intracitoplasmático) [Figura 3]. O gene que codifica esse receptor localiza-se na região cromossômica 5p13. Uma molécula de PRL liga-se a duas do seu receptor, causando a dimerização do mesmo.
Isso ativa a JAK2(Janus family of tyrosine kinase tipo 2) que fosforila o receptor e se autofosforila em múltiplas tirosinas. As tirosinas fosforiladas no complexo receptor-JAK2 formam sítios de ligação para diversas proteínas sinalizadoras, destacandose entre essas as STATs 1 a 5 (signal transducers and activators of transcription tipos 1 a 5). As STATs são fatores de transcrição citoplasmáticos latentes. Após aligação ao complexo receptor-JAK2, as STATs são fosforiladas pela JAK2. Posteriormente, as STATs se separam do complexo receptor-JAK2, se homodimerizam ou heterodimerizam com outras STATs e movem-se para o núcleo, onde ativam a transcrição gênica19. A STAT5, por exemplo, ativa a transcrição do gene da ß-caseína20.
É fundamental que a desativação do sistema JAK-STAT ocorra no momento preciso, pois aativação constitutiva desse sistema está associada com a transformação celular. Isso ocorre por meio da degradação dos receptores, da defosforilação das tirosinas presentes nos receptores-JAK2s e da síntese dos SOCSs (suppressors of cytokine-signaling)19.

Receptores da PRL são expressos nos seguintes locais: mamas, hipófise, fígado, córtex adrenal, rins, próstata, ovários, testículos,intestino, epiderme, ilhotas pancreáticas, pulmões, miocárdio, cérebro e linfócitos3.
OCITOCINA
Produzida no hipotálamo, a ocitocina ativa as áreas relacionadas à afetividade, ajudando a estabelecer e a fortalecer os vínculos de afeição. Ela está, ainda, associada à produção de dopamina, o neurotransmissor responsável pelo controle do sistema de recompensa. Quanto maior a produção de ocitocina, maisintensa será a síntese de dopamina. Ou seja, maior será a vontade de repetir determinada experiência. No caso do sexo, imediatamente depois do orgasmo, os níveis de oxitocina sobem, em média, 40%.
MECANISMO DE AÇÃO
A ocitocina é um componente na intrincada rede de processos neurofisiológicos que acontece durante a resposta sexual. Ela promove, em conjunto com outros hormônios/neurotransmissores,grande excitabilidade fisiológica no SNC, como acontece durante o ato sexual.
Um estudo recente mostrou diferença da atividade cerebral durante o orgasmo entre homens e mulheres. O fato mais interessante foi a desativação de grandes porções do cérebro, especialmente centros que controlam a sensação de medo, sendo completa nas mulheres, enquanto que, nos homens, ainda que exista diminuiçãosignificativa, não ocorre desligamento total. E acrescenta que altos níveis de ansiedade tornam muito difíceis o relacionamento sexual.
Conduzido pelas faculdades de Medicina e de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), o trabalho foi o primeiro a comprovar as qualidades do hormônio de forma concreta e objetiva, com exames médicos bem definidos.
Indicado formalmente para estimular aliberação de leite matemo, o hormônio vem sendo utilizado para incrementar a relação sexual. Algumas borrifadas de oxitocina no nariz antes do sexo e, relatam os casais, ocorrem maravilhas debaixo dos lençóis - os encontros de trinta minutos, em média, ficam mais soltos e mais afetuosos.
A maioria dos hormônios é ativada ou desativada a partir de outros hormônios, em um efeito cascata extremamentecomplexo. A intensidade da ação de cada um é definida, sobretudo, pela receptividade do alvo a ser atingido. No caso da oxitocina, os objetivos principais são o útero e as mamas. No fim da gravidez, ela estimula a contração uterina, e, durante a amamentação, facilita a liberação do leite materno.
A ocitocina stimula as contrações do órgão no trabalho de parto e durante a relação sexual e ativa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mecanismo de ação
  • mecanismo de ação
  • Mecanismo de ação
  • mecanismo de açao
  • Mecanismos de ação do GH
  • Os mecanismos de acao dos farmacos
  • Mecanismos de ação dos antibióticos
  • farmacos mecanismo e açao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!