mecanica dos solos

Páginas: 2 (357 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
 A origem do racionalismo



Há cerca de 2.500 anos,alguns sábios gregos deram um passo fundmental parao surgimento e o desenvolvimento da ciência ao fazer uma distinção entre oestudo da natureza e as questões religiosas.Nasceu assim o pensamento naturalista,que tentava explicar os fenômenos naturais com base nos fatos e o processos da própria natureza, e não em termos miticos esobre naturais,como se costumava fazer nas sociedades antigas.
O pensmento naturalista desenvolveu-se entre os séculos VII e IV a.c. jônia, conjunto de colônias gregas localizadas nas ilhas e nolitoral asiático do mar Egeu, na atual Turqui.Os filósofos jônios(ou iônios) foram os primeiros a valorizar explicações naturais para os fenômenos físicos,tendo por basa a observação dos fatos e opensamento racional. Admite-se que Tales de mileto (624-548 a.C.)
foi um dos fundadores desse tipo de filosofia da natureza, que ficou conhecida como ciência grega.
Tales e seus seguidores assumiam aexistência da causalidade,afirmando que todo evento possui uma causa natural inevitavelmente produz um efeito, o qual não é alterado por forças sobrenaturais.Surgiu assim a ideia de que havia uma oedemnatural no universo,com princípios e leis inerentes á própria natureza.
Os filósofos jónis também admitim que a mente humana era capaz de compreender os principios e as leis danatureza,deduzindo-os a partir da observação dos fatos e do raciocínio. Essa maneira de pensar,segundo a qual o funcionamento do unirveso deve ser compreendido pela observação e pela razão , e não por revelação divina,ficou conhecido como racionalismo e cerca de 2mil anos mais tarde deu origem à ciência moderna.
O racionalismo foi aplicado à interpretação do mundo vivo quando os estudiosos voltaram sua ateçãopara a estrutura interna dos animais com obejetivo de entender sua oganização e funcionamento.Um dos primeiros a estudar a estrutura dos seres vivos foi Alcméon,discípulo de Pitáguras(580-497a.c.),...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mecânica dos Solos
  • Mecânica dos Solos
  • mecanica dos solos
  • Mecânica de solos
  • Mecanica de solos
  • mecanica dos solos
  • mecanica dos solos
  • mecanica dos solos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!