MECANICA DOS SOLOS - SOLOS

Páginas: 3 (697 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2014
MECÂNICA DOS SOLOS I – FAC. SANTO AGOSTINHO – PROF. DIEGO FERREIRAPropriedades Físicas do Solo
Estrutura dos Solos
1.0 Definições
Estrutura é o arranjo ou disposição das partículasconstituintes do solo.
Amolgamento é a operação de destruição da estrutura original do solo, perdendo resistência sem alterar a umidade.
2.0 Tipos de Solos
a) Estrutura granular simples: Observada nasareias e pedregulhos. Conforme são agrupadas as partículas, a estrutura pode ser mais densa ou mais solta (fofa), o que é definido pelo grau de compacidade ou compacidade relativa.
b) Estrutura Alveolar:Observada nos siltes mais finos e em algumas areias. Um grão que cai sobre o sedimento já formado ficará na posição em que se der o primeiro contato. A disposição observada se dá em forma de arcos.c) Estrutura Floculenta: Ocorre em solos cujas partículas são muito pequenas (argilosos). As partículas são dispostas na forma de arcos que formam outros arcos, unindo-se aumentando o peso parasedimentar.
d) Estrutura em Esqueleto: Observada em solos onde ocorrem grãos finos e grãos mais grossos. Os grãos mais grossos formam um tipo de esqueleto, cujos interstícios são preenchidos parcialmentepor uma estrutura de grãos mais finos.
3.0 Identificações visual e táctil dos solos
Sensação ao tato: esfrega-se uma porção de solo na mão, buscando sentir a sua aspereza. As areias são bastanteásperas ao tato e as argilas dão uma sensação de farinha, quando secas, ou de sabão, quando úmidas.Plasticidade: tenta-se moldar pequenos cilindros de solo úmido e, em seguida, busca-se deformá-los. Asargilas são moldáveis, enquanto as areias e, normalmente os siltes, não são.Resistência do solo seco: um torrão de solo argiloso apresenta elevada resistência quando se tenta desagregá-lo com os dedos;os siltes apresentam alguma resistência e as areias nem formam torrões.Mobilidade da água intersticial: coloca-se uma porção de solo úmido na palma da mão e faz-se bater a mesma, fechada, com o solo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mecanica dos Solos
  • Mecânica dos Solos Tipos de Solos
  • Mecanica dos Solo
  • Mecanica dos solos
  • Mecânica dos Solos
  • Mecânica dos Solos
  • mecanica dos solos
  • Mecânica de solos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!