MEC320 METALURGIA DO PO ANDRESSA E TAIS

4060 palavras 17 páginas
Universidade Federal de Viçosa
CCE - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
MEC 320 - Processos de Fabricação

Metalurgia do Pó:
Um Estudo de Caso

Andressa Mara Galvão Nunes - 78346
Taís Angela Almeida Oliveira da Silva - 78362
Professor Lucas Benini

Viçosa
Junho/2015

1

1. Introdução
A Metalurgia do Pó é um processo de fabricação que consiste na conformação de misturas de pós metálicos, seguida de sinterização. É responsável pela produção de peças que necessitam de características específicas, tais como bom acabamento, alta tolerância dimensional, resistência mecânica, dentre outras. A viabilidade do processo deve-se ao fato de ser considerado de baixo custo e impacto ambiental tolerável.
Peças como filtros metálico e mancais autolubrificantes são fabricadas por metalurgia do pó, uma vez que o ajustamento das variáveis das operações permite o controle da porosidade.
A fabricação através da metalurgia do pó é flexível, visto que dependendo das peculiaridades da peça que se deseja obter, o processo sofre alterações. Tais modificações podem ser percebidas na seleção de pós metálicos e aglomerantes/lubrificantes, determinação da matriz de compactação, definição do tipo e temperatura de sinterização e adoção ou não de processos secundários, por exemplo, tratamentos térmicos que visam a otimização do resultado obtido pelo processo.
2. Objetivos Gerais
Este trabalho tem por objetivo geral caracterizar o processo de fabricação por Metalurgia do
Pó, bem como analisar sua aplicação em um estudo de caso, evidenciando suas peculiaridades e eficiência ao reproduzir com insumos nacionais, peças que são, normalmente, obtidas por importação. 3. Revisão de Literatura
Segundo a BS METALÚRGICA, empresa da área de produtos sinterizados, Metalurgia do Pó é uma técnica de fabricação de produtos metálicos obtidos através da conformação de pós metálicos seguido de tratamento térmico de sinterização.
O processo se divide em quatro

Relacionados