MEC_USAID

2129 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
Campus de Araraquara
Faculdade de Ciências e Letras

Reforma do ensino na década de 60: os acordos MEC/USAID

Aluno: Gabriel Lupoli Alves
Professora: Patrícia Olsen de Souza

Junho de 2008

“Os países não encontram, na situação sociocultural herdada,condições que favoreçam quer uma boa compreensão dos fins,quer uma boa escolha dos meios para atingi-los.Mesmo os recursos materiais, humanos e técnicos, efetivamente mobilizados, acabam sendo explorados de maneira extensamente irracional e improdutiva”. (Florestan Fernandes)

A situação econômico política no Brasil de 60 a 70 - um breve panorama

Durante o governo João Goulart (1961 a 1964) agravaram-se s problemas que então caracterizavam a situação brasileira. Intensificou-se o debate técnico e político sobre as limitações que as possibilidades inerentes ao tipo de desenvolvimento industrial havido nos anos anteriores. Pensou-se então numa alternativa para que o país pudesse ingressar em nova fase de expansão econômica.
Nesse sentido, o governo João Goulart tentou pôr em prática e formulou uma política planificada denominada Plano trienal, a ser executada respectivamente nos anos 1963-65. Tratava-se de um diagnostico amplo, detalhado e integrado das condições e fatores responsáveis pelos desequilíbrios, estrangulamentos e perspectivas de economia no pais. Seu autor intelectual, Celso furtado, havia adquirido experiências pratica para sua elaboração nos anos posteriores a II guerra mundial.
Esse plano trienal encontrou clima político favorável criado pela Carta de punta Del este, de agosto de 1961. Considerando-se o conjunto da situação brasileira dessa época, em que houve o propiciar de condições econômico-políticas favoráveis às políticas de base; que estas ocorreram não só no âmbito nacional, como no

Relacionados

  • psicologia
    253 palavras | 2 páginas
  • PROJETO POLITICO PEDAGOGICO
    2897 palavras | 12 páginas
  • diversos
    7328 palavras | 30 páginas
  • Mercantilização do Ensino Superior
    11659 palavras | 47 páginas