Mec nica dos solos Areia movedi a

Páginas: 3 (600 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015


CURSO DE ENGENHARIA CIVIL









Trabalho de Tópicos de Mecânica dos solos









RECIFE
Junho, 2015
AREIA MOVEDIÇA

AREIA MOVEDIÇA (QUICKSAND) Quando uma areia é submetida a uma condição defluxo que resulta em tensão efetiva nula, a resistência do solo torna-se zero, há um afofamento do material, rompe-se o equilíbrio dos grãos e o solo experimenta uma situação de instabilidade. Atensão efetiva é nula quando a pressão neutra se iguala à tensão total. Para que isto ocorra existem duas situações:

1) Na existência de um fluxo ascendente de tal magnitude que a resultante das forças[peso do solo – (empuxo + força de percolação)] seja nula;

2) No caso de uma areia fofa saturada ser submetida a um choque (ou vibrações) que provoque um súbito decréscimo de volume e a transferênciada tensão efetiva para a pressão neutra.


Onde: =



O gradiente hidráulico necessário para provocar a condição de areia movediça pode ser determinado por:


, de forma que um gradiente hidráulicounitário causará condição de areia movediça em um solo não carregado.
Só ocorre o estado de areia movediça quando o gradiente atua de baixo para cima. No sentido contrário, quanto maior o gradiente,maior a tensão efetiva.
O combate à situação de areia movediça pode ser feito reduzindo-se o gradiente hidráulico ou aumentando-se a tensão sobre a camada susceptível.
- Areia movediça com fluido:
Aareia movediça pode se formar em qualquer local que possua pelo menos dois “ingredientes” básicos: um solo arenoso, composto por partículas finas e soltas, e uma fonte de água capaz de supersaturar aárea. Dessa forma, ao invadir o terreno, a água acaba agitando as partículas de areia e ocupando os espaços existentes entre elas, fazendo com que a mistura se comporte como um fluido não newtoniano,ou seja, que pode ter sua viscosidade alterada de acordo com a pressão exercida sobre ele.
Normalmente, esse tipo de fenômeno acontece em áreas que possuem nascentes ou, então, em solos próximos a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mec Nica Dos Solos
  • Mec nica dos Solos ORGANIZADO
  • Mec Nica Dos Solos Resumo
  • MEC NICA DOS SOLOS
  • MEC NICA DOS SOLOS
  • APOSTILA MEC NICA DOS SOLOS
  • Mec Nica Dos Solos
  • Mec Nica Dos Solos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!