Mec nica da fratura2

1444 palavras 6 páginas
CESOL - Especialização em Engenharia de Soldagem
Aluno: Esp. Eng. Luiz Mario de Jesus Borges
Prof.Dr. Eng. Wanderley Ferreira de Amorim Júnior
- Exercício Mecânica da Fratura –
Questões:

1. Fatores que modificam o comportamento dos materiais. Quais são?
Existem Vários fatores que modificam o comportamento dos materiais quer químico quer físicos, podemos em especial tratar a modificação dos fatores físicos que podem ser:
Imperfeições Estruturais
Os defeitos cristalinos são imperfeições que ocorrem no arranjo periódico regular dos átomos em um cristal. Podem envolver irregularidades na “posição dos átomos” e no “tipo de átomos”.O tipo e o número de defeitos dependem: do material, “história” de processamento do material,meio ambiente.
Imperfeições cristalinas
Todo Cristal exibe defeitos. A quantidade e o tipo de imperfeições depende da forma que o cristal foi formado. Defeitos modificam o comportamento (mecânico, elétrico, químico, ótico) do material. Através da introdução de defeitos, controlando o número e o arranjo destes, é possível desenvolver novos materiais com as características desejadas. Exemplos: Dopagem em semicondutores: As imperfeições são criadas para alterar o tipo de condutividade em determinadas regiões do material. Aumento da resistência por encruamento (aumento da dureza devido a deformação plástica).
Quando a deformação mecânica dos materiais promove a formação de imperfeições que geram um aumento da resistência mecânica

Visualização de Defeitos Pontuais(Rocha,Márcia 2008)
Defeitos pontuais em metais

CESOL - Especialização em Engenharia de Soldagem
Aluno: Esp. Eng. Luiz Mario de Jesus Borges
Prof.Dr. Eng. Wanderley Ferreira de Amorim Júnior
- Exercício Mecânica da Fratura –
Auto-intersticiais Consiste em um átomo da própria rede que ocupa um interstício da estrutura cristalina. Os defeitos autointersticiais causam uma grande distorção do reticulado cristalino a sua volta.
Lacunas Lacuna (“vacancy”): ausência de um átomo em um ponto do

Relacionados