Mecânica

Páginas: 12 (2852 palavras) Publicado: 12 de março de 2013
A INFLUÊNCIA DOS PROCESSOS DE ELETRO EROSÃO NO RENDIMENTO DE FERRAMENTAS – PROBLEMAS E SOLUÇÕES

Eng. SHUN YOSHIDA Engenharia de Ferramentas BRASIMET COM.IND.S.A.

Agosto/2002

Introdução O processo de Eletro Erosão, seja a Fio seja de Penetração, é largamente utilizado na indústria fabricante de ferramentas, principalmente por permitir usinagem após o processo de tempera, o que, em outrosprocessos convencionais de usinagem, não é comumente possível. Apesar das inegáveis vantagens deste processo, pelas suas

características, ele introduz defeitos na superfície de ferramentas, que, se não forem reduzidas ou mesmo eliminadas, contribuirão para a sua falha prematura. A compreensão dos fenômenos que regem o processo de Eletro Erosão é passo importante na prevenção destes problemas,e na procura pelas suas soluções.

CORRELAÇÃO DO PROCESSO DE ELETRO EROSÃO COM A TEMPERA DE FERRAMENTAS E PROCESSOS DE REVESTIMENTOS PVD De um modo geral, ambos os processos são conduzidos após a Tempera da ferramenta, portanto já encontram o aço ferramenta no estado endurecido. Nos casos em que é aplicado o processo PVD, em geral com o objetivo de aumentar a resistência a desgaste, os processossão anteriores, e influenciam no rendimento das camadas aplicadas. A figura a seguir ilustra uma seqüência usual de fabricação de ferramenta de estamparia.

Compra do aço ferramenta

Usinagem de desbaste

Alívio de tensões

Usinagem pré tempera

TRY OUT

POLIMENTO E ALÍVIO DE TENSÕES

ELETRO EROSÃO

Tempera a Vácuo

REVESTIMENTO PVD

USO

Fig. 1 – Seqüência usual nafabricação de uma ferramenta

ELETRO EROSÃO Definição O processo de Eletro Erosão é um método de usinagem (aqui entendido como remoção de material metálico de superfícies ) que envolve descargas elétricas entre um anôdo ( feito de cobre ou grafite) e um catodo (correspondendo à peça usinada), imersos num dielétrico. Fig. 2: esquemático do mecanismo de eletro erosão. Sob tensão, ocorre descarga elétrica(“abre-se um arco”) . Partículas eletricamente carregadas são arremessadassobre a superfície da peça, ocorrendo a remoção do material. (BOEHLER)

Como pode ser visto na figura, há três elementos participantes do processo: o anodo, correspondendo ao eletrodo, o catodo, correspondendo à peça e o dielétrico. Este último tem a função de atuar como elemento que transmite as partículas eletricamentecarregadas de um lado a outro. Além disso, age como fluido refrigerante, removendo calor. O dielétrico também é importante no sentido de servir como meio para remoção de “gotas”, partículas que foram removidas do material. Há dois processos básicos: ELETRO EROSÃO POR PENETRAÇÃO E A FIO.

No processo por penetração, um eletrodo usinado na geometria da superfície desejada desloca-se de encontro àsuperfície da peça, erodindo sua superfície e transferindo seu formato superficial para a peça, formando o contorno desejado.

Fig. 3 – exemplo de peça usinada por Eletro Erosão de Penetração. (fonte: www.mmsonline.com)

No processo a fio, utilizado principalmente para corte, um arame, ou uma lâmina (em geral feitos de ligas de cobre) “cortam” o material no formato desejado. Fig. 4: exemplo depeças fabricadas por Eletro Erosão a Fio (fonte: www.advancededm.com)

Ambos os processos introduzem “defeitos” na superfície, que, de alguma forma vão influenciar na vida útil do ferramental se forem ignorados. FORMAÇÃO DE CAMADAS NA SUPERFÍCIE – DEFEITOS As temperaturas na superfície da peça podem atingir valores entre 10 e 50.000 oC. Lembrando que a temperatura de fusão dos aços gira emtorno de 1560 oC e as temperaturas usualmente utilizadas na tempera dos aços situam-se abaixo dos 1200 oC, conclui-se que na superfície do aço em questão a temperatura reinante chega a vaporizar o metal. Nessas condições, temos a formação de uma “camada” na superfície, que, numa analogia com o processo de soldagem, porém em escala microscópica, bem poderia ser chamada de “”ZONA AFETADA PELO CALOR...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mecanica
  • MECANICA
  • Mecanica
  • mecanica
  • Mecanica
  • Mecânica
  • Mecanica
  • MECANICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!