Mecânica

Páginas: 3 (674 palavras) Publicado: 28 de fevereiro de 2013
* Sistema de Forças Tridimensional
No caso de um sistema de forças tridimensional, como na figura a
seguir, podemos decompor as forças em suas respectivas componentes i, j, k, de modo que
ƩFx i +ƩFy j + ƩFz k = 0.

Para satisfazer essa equação é necessário que: ƩFx=0, ƩFy=0, ƩFz=0

Exemplo
Se o bloco B da figura pesa 1 kN e o bloco C pesa 0,5 kN, determine o peso requerido do bloco De o ângulo para o equilíbrio.

* Momento de uma Força

As forças aplicadas sobre o corpo tendem a fazer com que ele gire.
Quando temos um corpo sujeito à ação de forças de resultante nãonula, o corpo pode adquirir tanto movimento de rotação quanto movimento de translação, isso ocorrendo ao mesmo tempo. Sendo assim, podemos definir o momento de uma força como sendo uma grandeza associadaao fato de uma força fazer com que um corpo (ou objeto) gire.
Vamos considerar a figura acima, onde o objeto está sujeito à ação de duas forças. O ponto P na figura é chamado de polo e foideterminado aleatoriamente. Definimos momento de uma força em relação a um polo como sendo o produto da força (em módulo, isto é, considerando o valor positivo independentemente se o objeto gira no sentidohorário ou anti-horário) pela distância entre o polo e o ponto de aplicação da força (ou linha de ação da força aplicada).
O sinal adotado associa-se ao momento de cada força a fim de identificar se aforça provoca no corpo um giro (rotação) no sentido horário ou no sentido anti-horário. Sendo assim, tomando como base a figura acima, vemos que a linha de ação de F1 está a uma distância d1 do polo e alinha de ação de F2 está a uma distância d2 do polo. Definimos o momento das forças F1 e F2 da seguinte maneira:
M1= +F1.d1  e  M2= -F2.d2
Na situação descrita usamos o sinal positivo para atendência que o objeto tem de girar no sentido anti-horário e o sinal negativo é usado para representar que o objeto tende a girar no sentido horário. No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mecanica
  • MECANICA
  • Mecanica
  • mecanica
  • Mecanica
  • Mecânica
  • Mecanica
  • MECANICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!