Mecânica geral atps

Páginas: 7 (1608 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2011
-------------------------------------------------

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------











Mecânica Geral
ATPS









-------------------------------------------------


Resumo
O trabalho final consiste em realizarcálculos matemáticos para auxiliar os engenheiros mecânicos de uma determinada empresa montadora de tratores e guindastes e para isso os trabalhos desenvolvidos foram divididos em etapas seqüenciais, a cada etapa serão apresentados relatórios parciais contendo resultados de pesquisas e memorial de cálculos de cada etapa, bem como a resposta dos questionários necessários para o desenvolvimento doprojeto.
Neste primeiro relatório parcial, foram abordados problemas para a aplicação dos conceitos básicos de força e suas componentes e aplicar esses conceitos na solução de problemas de equilíbrio, cuja as forças resultantes do sistema seja nula.

Equilíbrio de um ponto material
Um ponto material encontra-se em equilíbrio desde que esteja em repouso, se originalmente estava em repouso, outenha velocidade constante, se originalmente estava em movimento (Hibbeler, 2007, pag.12).
Para que um ponto material ou um corpo esteja em equilíbrio a soma dos vetores das forças que atuam no corpo deve ser igual a zero, está alem de ser uma condição necessária é também uma condição suficiente para que o corpo se mantenha em repouso.
Para facilitar a compreensão das forças que atuam em umdeterminado ponto e aplicar a equação de equilíbrio podemos usar o diagrama de corpo livre.
O diagrama de corpo livre é simplesmente um esboço que mostra o ponto material ‘livre’ de seu entorno e co todas as forças que atuam sobre ele (Hibbeler, 2007, pag.12).
Em determinados casos teremos que decompor os vetores das forças para encontrar suas componentes nos eixo x e y, para assim aplicar asequações de equilíbrio de forças, esse sistema chamamos de sistema de forças coplanares.
Se um ponto material estiver submetido a um sistema de forças coplanares localizado no plano x e y, então cada força poderá ser desdobrada em seus componentes i e j (Hibbeler, 2007, pag.15).
Calculo 3.1 do PLT – A esfera da figura tem massa de 6 kg e está apoiada como mostra. Desenhe o diagrama de corpolivre da esfera, da corda CE e do nó em C.
Figura [ 1 ] – Cálculo 3.1





6 kg

T = P
P = m g
T.EC
T.CE
CE
60°

D
T.CE = P = m g

B
E
C
T.EB
T.ED

1
2
3
Figura 1.a – Diagrama de corpo livre da figura 1
Na figura 2-1 temos a representação da esfera em um diagrama de corpo livre assim podemos ver exatamente as forças aplicadas a ela, que é a força peso e a traçãodo cabo que sustenta o peso da esfera, como a esfera encontra-se em repouso podemos afirmar que P = T.
Na figura 2-2 temos as forças aplicadas na corda, forças com modulo igual porem sentidos opostos.
Já na figura 2-3 temos o diagrama de corpo livre do nó onde estão aplicadas todas as forças no ponto material, assim temos a exata idéia de como está o equilíbrio das forças que atuam no ponto.Calculo 3.2 do PLT – Determine a tensão nos cabos AB e AD para o equilíbrio do motor de 250 kg.

TAD
A
30°
TABx
TABy

TAC
TAB

Força peso (P)
Figura [ 2 ].a – Diagrama de corpo livre da figura 2.
P = m . g
P = 250 . 9,8
P = 2450 N
Figura 2 – Cálculo 3.2

Conforme o diagrama de corpo livre podemos decompor a tensão TB nos vetores TABy e TABx, utilizando a equação deequilíbrio vamos encontrar o módulo das forças que mantém o corpo em equilíbrio.
Sabendo que: TABy = TAB cos30° e TABx = TAB sen30° , Temos.

∑Fy = 0
TBy – TC = 0
TB . cos30° - 2450 = 0
TB = 2450 = 4900 N
cos30°
∑Fx = 0
TABx – TAD = 0
TAB . sen30° – TAD = 0
4900 . sen30° = TAD
TAD = 4243,5 N

C
A
E
G

D
B
Cálculo 3.3 do PLT – Determine o valor do peso B e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps mecânica geral
  • Atps de mecânica geral
  • Atps de mecânica geral
  • Atps mecânica geral
  • ATPS mecanica geral
  • Atps mecanica geral guindaste
  • ATPS MECANICA GERAL ELSIO
  • Atps mecanica geral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!