mecânica aplicada

Páginas: 16 (3859 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Objetivo do desafio
Explanar, num seminário, sobre o funcionamento das transmissões de movimentos
circulares nos veículos automotores, conduzir conceitos sobre o tema, e dinamizar a
compreensão sobre as aplicações e aos diversos tipos de transmissões existentes.

ETAPA 1 (tempo para realização: 5 horas)
_ Aula-tema: Cinemática dos corpos rígidos.
Esta atividade é importante para que ogrupo possa compreender sobre os aspectos da
cinemática circular aplicada, principalmente das engrenagens de veículos automotores.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.


PASSOS
Passo 1 (Equipe)
Pesquisar sobre os diversos tipos de engrenagens utilizadas. Reunir fotos, imagens e
esquemas que expliquem a funcionalidade de cada espécie de engrenagem. (Reservar o
conteúdoobtido para finalizar o primeiro relatório que será solicitado na Etapa 2).



Engrenagem cônica de dente reto

Por meio da combinação de engrenagens de diferentes características, é possível transmitir movimentos e ampliar ou reduzir forças. Nesse caso, é possível dispensar as correias ou polias, fazendo a transmissão diretamente pelo contato entre as engrenagens:
As engrenagens possuemalgumas vantagens sobre outros sistemas, quando se utiliza o funcionamento por meio do contato direto dos dentes:
Evitam o deslizamento entre as engrenagens, fazendo com que os eixos ligados a elas estejam sempre sincronizados um com o outro.
Tornam possível determinar relações de marchas exatas. Assim, se uma engrenagem tem 60 dentes e a outra tem 20, a relação de marcha quando elas estãoengrenadas é de 3:1.
Elas são feitas de tal maneira que possam trabalhar mesmo que haja imperfeições no diâmetro e na circunferência reais das duas engrenagens, pois a relação de marcha é controlada pelo número de dentes.
As bicicletas com câmbio funcionam com um conjunto de discos dentados, acionados por corrente de aço. Conforme mudamos a combinação entre eles, conseguimos mais força ou maiorvelocidade.

As engrenagens também têm ampla aplicação na indústria mecânica. Basicamente, elas são discos dentados que podem ser feitos de diversos metais ou ligas resistentes (para serviços mais pesados, como máquinas, câmbios e motores) ou de plástico (para usos mais leves, como em relógios de parede, por exemplo).

As engrenagens são usadas em milhares de dispositivos mecânicos. Elasrealizam várias tarefas importantes, mas a mais importante é que elas fornecem uma redução na transmissão em equipamentos motorizados. E isso é essencial porque, frequentemente, um pequeno motor girando muito rapidamente consegue fornecer energia suficiente para um dispositivo, mas não consegue dar o torque necessário. Por exemplo, uma chave de fenda elétrica tem uma redução de transmissão muito grande,porque precisa de muito torque para girar os parafusos, mas o motor só produz quantidade de torque pequena e velocidade alta. Com a redução de transmissão, a velocidade de saída pode ser diminuída e o torque aumentado.
Mais uma coisa que as engrenagens fazem é ajustar a direção de rotação. Por exemplo, no diferencial existente entre as rodas traseiras do seu carro, a energia é transmitida por umeixo que passa pelo centro do carro, o que faz com que o diferencial tenha de "deslocar" essa energia em 90º, para aplicá-la sobre as rodas.
Tipos de Engrenagens e suas aplicações.
Engrenagens Industriais com Dentes Retos
Os dentes são dispostos paralelamente entre si em relação ao eixo. É o tipo mais comum de engrenagem e o de mais baixo custo. É usada em transmissão que requer mudança deposição das engrenagem em serviço, pois é fácil de engatar. As engrenagens de dentes retos são o tipo mais comum de engrenagens.
As engrenagem de dentes retos pode ser muito barulhenta. Cada vez que os dentes se encaixam, eles colidem e esse impacto faz muito ruído. Além disso, também aumenta a tensão sobre os dentes.
Para reduzir o ruído e a tensão das engrenagens, a maioria das engrenagens do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mecanica aplicada
  • mecânica aplicada
  • mecânica aplicada
  • Mecânica Aplicada
  • mecanica aplicada
  • mecanica aplicada
  • Mecanica aplicada
  • Mecanica Aplicada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!