Meatalurgia do Pó

623 palavras 3 páginas
A Metalurgia do Pó é um processo de conformação metálica que possui um vasto campo de aplicações que inclui, por exemplo, a fabricação de peças para componentes automotivos, eletrodomésticos, ferramentas de corte, ferramentas elétricas, fabricação de braquets para aparelhos dentários entre outros. Além disto, o processo tem como característica o baixo custo para produção de peças em larga escala e um baixo impacto ambiental quando comparada com as tecnologias concorrentes, pois exige um menor consumo de energia de transformação e possibilita um alto aproveitamento da matéria prima. Possui ainda como característica a obtenção, em grande parte dos casos, de peças com as tolerâncias finais necessárias para aplicação direta no produto do cliente, o que acaba por reduzir os custos da cadeia produtiva. Percebendo que no Brasil esta tecnologia ainda tem muito a trilhar quando comparada com as aplicações utilizadas nos EUA, Europa e Japão, em 2006, empresas do segmento da Metalurgia do Pó reuniram-se com o objetivo de juntar esforços para promover e divulgar a fabricação de peças e componentes através da técnica de sinterização de pós metálicos. Foi então criado o Grupo Setorial da Metalurgia do Pó composto por empresas que participam deste segmento tais como fabricantes de peças sinterizadas, fabricantes de equipamentos para este setor e fornecedores de matéria prima e insumos.

As principais vantagens em se usar a Metalurgia do Pó são: • Alto aproveitamento da matéria prima, geralmente acima de 95%.
• Este aproveitamento reflete-se no custo de fabricação permitindo que o produto seja economicamente vantajoso frente aos obtidos por outros processos.
• É um processo com baixo impacto ambiental por não ser poluente e por exigir uma baixa energia de transformação do material.

• As propriedades mecânicas são dimensionadas de acordo com a aplicação, evitando-se assim o desperdício pelo uso de materiais superdimensionados.
• Permite a

Relacionados